São Paulo, domingo, 23 de julho de 1995 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Civic EXS oferece conforto e segurança
MARCELO TADEU LIA
O modelo Honda não oferece nada de tão excepcional, mas possui um motor silencioso, é estável e tem design agradável. Talvez pela confiabilidade -e por um certo ar esportivo- os modelos Civic fizeram tanto sucesso por aqui. Até um ano atrás, o Civic reinava absoluto no mercado brasileiro de importados. Agora, com tantos concorrentes mais atraentes, o modelo foi, de certa forma, colocado para trás pelo consumidor. Irmão gêmeo do EX -diferencia-se apenas pelos freios a disco nas quatro rodas com ABS (rodas que nunca travam) como item de série-, o carro tem desempenho, design e dirigibilidade idêntica ao outro cupê da versão. O motor do EXS é feito em liga de alumínio, mais leve, com quatro cilindros e 16 válvulas. O diferencial do motor, e principal atrativo ao dirigir o EXS, é a tecnologia do sistema V-tec -controle eletrônico variável para a abertura de válvulas. Isso garante dupla característica de motorização ao modelo -uma espécie de motor ``2 em 1". Em baixas rotações, o carro mantém um comportamento discreto, aparentemente pacato. Mas, após os 5.000 giros, o V-tec transforma o EXS, tornando-o mais agressivo e esportivo. O EXS é capaz de atingir 125 cv a 6.600 rpm, fazer de 0 a 100 km/h em 8 segundos e atingir velocidade máxima de 190 km/h, segundo a montadora japonesa. Sistema de bandejas duplas nas quatro rodas, amortecedores a gás pressurizado e direção hidráulica progressiva garantem uma boa dirigibilidade e estabilidade. A frente rebaixada, em forma de cunha, e a traseira mais alta dão um toque de esportividade. Mas o EXS também oferece segurança. O modelo possui duplo airbag -para motorista e passageiro- e conta ainda com o reforço de estruturas tubulares nas portas, que garantem maior segurança em caso de colisões laterais. O painel de instrumentos está bem disposto, é amplo e oferece fácil leitura. Internamente, o carro oferece muito espaço para motorista e passageiros. O revestimento, em tons de cinza claro, é de bom gosto. O porta-malas comporta facilmente bagagem de quatro pessoas. O modelo avaliado por Veículos tinha piloto automático e teto solar elétrico, itens que contribuem para o aumento do conforto. Mas os ruídos da suspensão e das forrações surgem a cada buraco ou lombada, lembrando que o veículo pode ser bem frágil para enfrentar nossas ruas. A baixa distância em relação ao solo faz com que o EXS raspe com facilidade em lombadas. Vendas A Honda atingiu a marca de 10 milhões de unidades produzidas do Civic, veículo lançado pela montadora há 23 anos. No Brasil, segundo a Honda, foram vendidas 9.204 unidades do carro, de 93 até maio deste ano. Texto Anterior: Mercado de caminhões pesados cresce 38,7%; Seat pretende reduzir sua produção em 50%; Feira de transportes reúne 130 expositores; Novo airbag equipa modelos Ford Mondeo; Produção do VW Golf chega aos 16 milhões; Shopping automotivo será inaugurado em 96 Próximo Texto: Renault francesa começa a fabricar compacto Clio com motor elétrico Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |