São Paulo, domingo, 23 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Civic EXS oferece conforto e segurança

MARCELO TADEU LIA
DA REPORTAGEM LOCAL

O Honda Civic EXS -top de linha da versão EX- agrada principalmente pelo conforto.
O modelo Honda não oferece nada de tão excepcional, mas possui um motor silencioso, é estável e tem design agradável.
Talvez pela confiabilidade -e por um certo ar esportivo- os modelos Civic fizeram tanto sucesso por aqui.
Até um ano atrás, o Civic reinava absoluto no mercado brasileiro de importados.
Agora, com tantos concorrentes mais atraentes, o modelo foi, de certa forma, colocado para trás pelo consumidor.
Irmão gêmeo do EX -diferencia-se apenas pelos freios a disco nas quatro rodas com ABS (rodas que nunca travam) como item de série-, o carro tem desempenho, design e dirigibilidade idêntica ao outro cupê da versão.
O motor do EXS é feito em liga de alumínio, mais leve, com quatro cilindros e 16 válvulas.
O diferencial do motor, e principal atrativo ao dirigir o EXS, é a tecnologia do sistema V-tec -controle eletrônico variável para a abertura de válvulas.
Isso garante dupla característica de motorização ao modelo -uma espécie de motor ``2 em 1".
Em baixas rotações, o carro mantém um comportamento discreto, aparentemente pacato.
Mas, após os 5.000 giros, o V-tec transforma o EXS, tornando-o mais agressivo e esportivo.
O EXS é capaz de atingir 125 cv a 6.600 rpm, fazer de 0 a 100 km/h em 8 segundos e atingir velocidade máxima de 190 km/h, segundo a montadora japonesa.
Sistema de bandejas duplas nas quatro rodas, amortecedores a gás pressurizado e direção hidráulica progressiva garantem uma boa dirigibilidade e estabilidade.
A frente rebaixada, em forma de cunha, e a traseira mais alta dão um toque de esportividade.
Mas o EXS também oferece segurança. O modelo possui duplo airbag -para motorista e passageiro- e conta ainda com o reforço de estruturas tubulares nas portas, que garantem maior segurança em caso de colisões laterais.
O painel de instrumentos está bem disposto, é amplo e oferece fácil leitura. Internamente, o carro oferece muito espaço para motorista e passageiros. O revestimento, em tons de cinza claro, é de bom gosto.
O porta-malas comporta facilmente bagagem de quatro pessoas.
O modelo avaliado por Veículos tinha piloto automático e teto solar elétrico, itens que contribuem para o aumento do conforto.
Mas os ruídos da suspensão e das forrações surgem a cada buraco ou lombada, lembrando que o veículo pode ser bem frágil para enfrentar nossas ruas.
A baixa distância em relação ao solo faz com que o EXS raspe com facilidade em lombadas.

Vendas
A Honda atingiu a marca de 10 milhões de unidades produzidas do Civic, veículo lançado pela montadora há 23 anos.
No Brasil, segundo a Honda, foram vendidas 9.204 unidades do carro, de 93 até maio deste ano.

Texto Anterior: Mercado de caminhões pesados cresce 38,7%; Seat pretende reduzir sua produção em 50%; Feira de transportes reúne 130 expositores; Novo airbag equipa modelos Ford Mondeo; Produção do VW Golf chega aos 16 milhões; Shopping automotivo será inaugurado em 96
Próximo Texto: Renault francesa começa a fabricar compacto Clio com motor elétrico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.