São Paulo, domingo, 23 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fiesta e Twingo têm mesmo desempenho

GRACILIANO TONI
EDITOR DE VEÍCULOS

Semelhantes em tamanho e preço, o Ford Fiesta e o Renault Twingo diferem radicalmente no design. O primeiro é mais quadradinho, com linhas bem ortodoxas, enquanto o segundo abusa de soluções inovadoras.
Em desempenho, eles se equivalem -não brilham em acelerações, retomadas ou velocidade máxima. Apesar das semelhanças, o Fiesta parece andar melhor (números comparativos abaixo).
No geral, é mais gostoso guiar o Twingo que o Fiesta. A direção do carro da Renault é agradável até em manobras. Seu rival faz o motorista sofrer com o peso do volante em baixas velocidades e com sua imprecisão em altas.
O carrinho da Renault -é 30 cm menor que o da Ford- dá um banho no rival em praticidade.
Todos os comandos do Twingo estão mais próximos das mãos, sua visibilidade é imbatível e a solução do porta-malas de tamanho variável -graças ao banco traseiro sobre trilhos- é ótima.
A coisa muda quando se tenta encaixar mais gente no carro. O Twingo acomoda dois no banco traseiro -nem há cinto de segurança para um terceiro passageiro- e o Fiesta, três.
Outra vantagem do carro da Ford -como o Twingo, importado, mas com preço semelhante ao dos nacionais de mesmo porte- é a maior rede de revendedores e de oficinas habilitadas em reparos.

Texto Anterior: Nova versão do Bongo Friendee pode se transformar em barraca
Próximo Texto: Carro francês se destaca pelo design
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.