São Paulo, segunda-feira, 24 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Moradores fazem protesto contra paióis de munição militar no RJ

SILVIA NORONHA
DA SUCURSAL DO RIO

Cerca de cem moradores da Ilha do Governador (zona norte do Rio) fizeram ontem de manhã um protesto contra a permanência de munições militares em três ilhas da baía de Guanabara.
Há oito dias, uma explosão de três paióis da Marinha localizados na ilha do Boqueirão levou pânico aos moradores da região. Centenas de casas foram danificadas.
A Ilha do Governador fica a apenas 500 metros de distância da ilha do Boqueirão. Os moradores reivindicam a transferência dos paióis por considerarem que há risco de novas explosões.
O presidente da Associação de Moradores do Morro do Guarabú, no bairro Jardim Primavera, na Ilha do Governador, Osmar Vargas, disse que vai pedir audiências aos ministros da Marinha e Aeronáutica e ao governador do Rio, Marcello Alencar (PSDB).
Segundo Vargas, os moradores vão sugerir a transferência dos paióis para a restinga da Marambaia (zona oeste do Rio).
Os ministros da Marinha, Mauro César Rodrigues Pereira, e Aeronáutica, Mauro Gandra, afirmaram sexta-feira, no Rio, que não têm planos de transferir os paióis da baía de Guanabara.
Segundo eles, os paióis estão seguros e não há risco de vida para a população de bairros próximos.
As ilhas do Boqueirão, Nhanquetá e Rijo reúnem 36 paióis de munições militares, com um total de 80 toneladas de explosivos.

Texto Anterior: Cinco morrem carbonizados em acidente em estrada de Minas Gerais
Próximo Texto: WALTER CENEVIVA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.