São Paulo, segunda-feira, 24 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil tem 40 mil jogadores

RONALDO SOARES
DA REPORTAGEM LOCAL

No Brasil, há cerca de 40 mil praticantes de beisebol. Do total de jogadores, 70% têm entre 10 e 18 anos de idade.
Os dados são da Confederação Brasileira de Beisebol e Softball (CBBS), cuja diretoria quer evitar que o uso de tacos de beisebol em brigas prejudique a imagem do esporte.
O presidente da entidade, Jorge Otsuka, garante que os jogadores usam seus equipamentos apenas para competir.
``O material de beisebol é importado e, por isso, muito caro. Quem pratica o esporte não teria interesse em usá-lo para brigar."
Massah Fujimoto, assessor da CBBS, diz que os jogadores de beisebol são ``muito disciplinados". ``Até o comportamento do torcedor é diferente. Se um jogador faz uma bela jogada, a torcida adversária também aplaude".
Fujimoto lembra que os jogadores de beisebol são ``muito disciplinados", e que os times brasileiros fazem uma ``saudação oriental" antes dos jogos.
Para ele, o uso do taco como arma entre jovens brasileiros é um ``costume que veio dos Estados Unidos, com os filmes".
``Só que, neste caso, houve uma distorção, já que nos Estados Unidos o beisebol é muito popular. Em toda casa há um taco, da mesma forma que aqui todos têm uma bola de futebol. É comum que lá eles andem com o taco", diz.
(RS)

Texto Anterior: `Na hora da briga, o que importa é só salvar a pele'
Próximo Texto: Uso violento do taco é importado dos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.