São Paulo, segunda-feira, 24 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Todo mundo está feliz e dançante no Brasil?

MARCELO PAIVA
ESPECIAL PARA A FOLHA

E aí, estava com saudades de mim? Voltei das férias bronzeado, mais magro, bonito que dói. Fui para uma praiazinha bacana, no meio do Pacífico, que daqui é bem baratinho.
E, para falar a verdade, para quem tem Florianópolis, Litoral Norte, Ilhabela, Búzios e Praia do Forte, não é nada demais. O que é isso? Saudades do Brasil?
Ganhei de presente de férias um pacote de revistas brasileiras. Fazia tempo que não via o Brasil. Notícias me chegam através da net, com fotos, mas nada que se compare a uma revista.
Estavam lá: ``Manchete", ``Playboy", ``Interview", ``Caras" e outras. Em uma passada de olho, a impressão é que, no Brasil, todo mundo está feliz e dançante. Efeito do real?
Sempre alguém dançando em alguma festa. E é festa em tudo quanto é lado. E vi também muita mulher pelada. E todo mundo com aquele carrão. E os ricos falando de como é bom ser rico, mostrando suas casas com "obras de arte.
Rico brasileiro não se envergonha mais de exibir seus dotes. Antes, eram mais discretos. E, nas fotos, sempre aquele sorriso aberto, com dentes brilhantes.
Mas Gal Costa esteve por aqui, deu um show em San Francisco. Não era um show para sair sambando, pulando, mas intimista, meio triste, lindo, saudosista, só com músicas do Chico e Caetano, que me fez chorar. Fiquei na dúvida: será que só a Gal está triste?
E quem vê de fora não entende o Brasil. Sempre tem uma nova fulana (geralmente, atriz de alguma novela) que, do dia para a noite, vira figura carimbada.
E muitas referências à vida noturna em cidades americanas e européias (efeito do real valorizado). E repórteres fazendo perguntas de arrepiar, como uma da ``Interview", entrevistando a economista e deputada Maria da Conceição Tavares: "é difícil dialogar com Benedita da Silva por ela não ter seu background cultural?
Por que esta pergunta? Por que uma é negra e veio da favela e a outra veio do mundo acadêmico? Esta repórter está viva ainda?
Creio que para ver o que acontece de verdade, eu deveria assinar o ``Notícias Populares". Tenho a impressão de que estas revistas estão maquiando o Brasil.
Talvez Michael Jackson tenha razão, quando canta, em seu novo CD, na sua nova fase de garoto revoltado: "só porque está na revista não quer dizer que seja factual".

Texto Anterior: Equipamento é considerado arma
Próximo Texto: Carolina Carvalho, 18
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.