São Paulo, segunda-feira, 24 de julho de 1995
Próximo Texto | Índice

Computador auxilia trabalho de arquiteto

HEINAR MARACY
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A arquitetura é uma das áreas que mais se beneficiaram com a chegada dos computadores, devido a uma característica do trabalho do arquiteto: aliar cálculos intensivos e desenho técnico à criatividade.
Um dos programas mais populares entre os arquitetos é o ``AutoCAD", da Autodesk. É um soft de ilustração e design em 3D para micros de mesa e estações de trabalho -máquinas mais rápidas, especiais para programas gráficos que exigem muitos cálculos.
Bastante poderoso, o programa permite projetar praticamente qualquer objeto em um espaço tridimensional, de um componente eletrônico a um edifício.
Os inúmeros recursos e a versatilidade têm uma contrapartida. O ``AutoCAD" é um soft pesado, nascido no ambiente DOS, de difícil aprendizado e manuseio.
Grande parte dos arquitetos vê o produto como um ``programa de engenheiro" adaptado para as necessidades da arquitetura.
Com o crescimento da utilização de interfaces gráficas como a do ``Windows" e a do Macintosh, começaram a surgir programas de CAD mais amigáveis e intuitivos, integrando o lado artístico da criação de um projeto com o lado exato, na execução de cálculos, estudos de massa e perspectiva.
Um dos programas mais inovadores que surgiram para essa área nos últimos tempos é o ``ArchiCAD", da Graphisoft. Com versões para Macintosh e PC com ``Windows", ele é bastante intuitivo, trabalhando intensivamente com ícones, que você clica e arrasta sobre seu projeto para desenhar paredes, tetos e janelas. Ele trabalha simultaneamente em 2D e 3D.
Outra vantagem trazida pelo computador foi a facilidade de integrar um projeto feito em CAD a programas de desenho, pintura e ilustração 3D, criando montagens de grande impacto visual, capazes de convencer qualquer cliente.
O arquiteto pode pegar uma foto do terreno onde será construída a obra e aplicar sobre ela uma simulação tridimensional do projeto que está sendo desenvolvido.
Hoje é difícil encontrar um arquiteto que não utilize também algum programa de ilustração tridimensional, como o ``Strata Studio Pro" e o ``3D Studio", para aplicar texturas e dar aos seus projetos uma aparência mais realista.
Alguns desses programas permitem a produção de ``fly-throughs", pequenas animações nas quais o cliente ``passeia" pelo projeto, observando seus detalhes e características.

Próximo Texto: Profissional ganha mais tempo para criar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.