São Paulo, terça-feira, 25 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campos defende privatização rápida

Deputado quer venda de ações em Bolsa

DA SUCURSAL DO RIO

O deputado federal Roberto Campos (PPR-RJ) afirmou ontem que a privatização é o único meio não-recessivo de o governo combater a inflação. Ele defendeu a aceleração do processo.
Ao dizer que o governo precisa descobrir novas fontes de recursos, Campos afirmou que a melhor receita seria a oriunda da venda de estatais.
Campos participou ontem do debate ``Recessão e como evitá-la", promovido pelo IA (Instituto Atlântico), na Casa frança/brasil (centro do Rio).
Ele sugeriu uma alteração na legislação que rege as privatizações, para acelerar o processo. A proposta: que estatais de capital aberto sejam privatizadas através da venda de suas ações.
Segundo Campos, com essa alteração, estatais como a Light e a Companhia Vale do Rio Doce poderiam ser vendidas em menos de um mês. ``A avaliação da Bolsa é a mais realista de todas."
Campos também avaliou que tecnicamente o Brasil não está em recessão. ``O que existe é um amortecimento setorial bastante grave, que poderia se transformar em recessão".
Já o ex-ministro da Fazenda Ernane Galvêas afirmou que o país enfrenta uma fase de estagnação, mas que ``não chega a ser recessão".
Ele também frisou a necessidade de o governo acelerar o programa de privatizações e também de reduzir as taxas de juros.
O vice-presidente do IA, economista Paulo Rabello de Castro, afirmou que a receita para afastar a recessão passa pela redução das taxas de juros.

Texto Anterior: Previdência faz auditoria em estatais
Próximo Texto: Serra defende atual ritmo da privatização
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.