São Paulo, terça-feira, 25 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toyota já decidiu que virá para o Brasil, diz dirigente da Jetro

ANTONIO CARLOS SEIDL
DA REPORTAGEM LOCAL

O novo presidente da Jetro-SP, representação da agência de comércio exterior do Japão no país, Saburo Yusawa, disse ontem que o desenvolvimento do setor de autopeças brasileiro deve deslanchar com a vinda, em breve, para o Brasil da Toyota, líder mundial da indústria automotiva.
Yusawa afirmou que a Toyota já decidiu instalar uma fábrica de veículos no Brasil. Na opinião dele, a empresa aguarda agora um momento oportuno para anunciar seus planos de investimentos no país.
Ele previu que outras empresas automotivas japonesas devem vir para o Brasil na esteira da Toyota.
Segundo Yusawa, é ``altamente significativa" a participação, como convidado especial da Jetro-SP, de um ``alto executivo" da Toyota no seminário ``Integração Econômica Brasil-Japão".
O seminário será realizado em 10 de novembro próximo em São Paulo, como parte das comemorações, neste ano, do centenário do Tratado de Amizade Brasil-Japão.
Os investimentos diretos (aplicados no setor produtivo) de empresas japonesas no Brasil têm sido pequenos nos últimos anos.
Yusawa disse que o Japão investiu, no ano fiscal encerrado em abril passado, US$ 17 bilhões no exterior, 10% a mais do que em igual período anterior.
A maior parte desses investimentos (42%) foi feita nos EUA. A Ásia recebeu 17% e a América Latina, 12%. Do total destinado à América Latina, o Brasil ficou com 1,8%.

Texto Anterior: Montadora quer vender 20 mil carros por mês
Próximo Texto: Volkswagen antecipa férias vencidas de 3.000
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.