São Paulo, terça-feira, 25 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FRR chega a Sarajevo

VINICIUS TORRES FREIRE
DE PARIS

As tropas francesas e britânicas que chegaram na manhã de ontem a Sarajevo vão tentar recuperar o aeroporto da cidade, fechado devido a ataques sérvios, segundo o governo francês.
Os cerca de 800 soldados, da FRR (Força de Reação Rápida), receberam pela primeira vez ordem de entrar em ação depois dos ataques sérvios da noite de sábado, que mataram dois militares da ONU em Sarajevo.
A FRR foi criada para proteger os soldados da ONU na Bósnia.
Trezentos soldados britânicos chegaram à estrada do monte Igman (única via de acesso a Sarajevo) às 5h de segunda-feira (0h de Brasília).
Eles receberam ordem de responder até a destruição qualquer bateria sérvia que atirar sobre os soldados da ONU, informou o comando da ONU em Sarajevo por telefone à Folha.
O comando não definiu se os soldados da Força de Reação Rápida também revidarão no caso de civis de Sarajevo serem atacados.
Às 18h, os britânicos receberam o reforço de cerca de 500 soldados da Legião Estrangeira francesa, equipados com 12 tanques AMX e artilharia pesada.
Os canhões da FRR só devem estar em condições de uso hoje à tarde. O material precisa ser instalado nas montanhas em torno da pista que leva a Sarajevo.
Segundo porta-vozes da ONU, ``causou sensação" ontem nos subúrbios da capital bósnia a chegada das primeiras forças ocidentais.

Texto Anterior: Bihac sofre maior ofensiva da guerra
Próximo Texto: Países muçulmanos fazem mobilização
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.