São Paulo, terça-feira, 25 de julho de 1995 |
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Veja onde restaurar jipes antigos
EDUARDO LIMA
Várias oficinas de São Paulo (veja quadro abaixo) contam com especialistas na manutenção desse tipo de veículo. Algumas delas preparam carros para competições ``off road" e comercializam acessórios de marcas específicas, além de comprar e vender modelos novos ou usados. Segundo mecânicos das oficinas especializadas, os problemas mais frequentes em jipes antigos concentram-se nos sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão. Eles afirmam que boa parte dos defeitos verificados nesses veículos são provocados pela fadiga natural dos componentes. ``São carros com até 35 anos de uso", diz o mecânico Jorge Eduardo Pagels, 42, proprietário da Car Pagels. ``Como são automóveis muito rodados, quase sempre em terrenos irregulares, o desgaste dos componentes é muito grande." Retificar o motor de jipe Ford Willys, segundo o mecânico, custa entre R$ 1.200 e R$ 1.700, dependendo do número de peças trocadas e do seu ano de fabricação. Já a recuperação de um conjunto de câmbio danificado pode chegar a R$ 2.500, incluindo peças originais e mão-de-obra. Depois que o jipe está pronto para rodar em qualquer terreno, diz Pagels, basta não descuidar de alguns detalhes especiais de manutenção, típicos desse modelo. ``Um jipe bem ajustado é tão confiável quanto um carro 0 km, mesmo que o carro tenha sido fabricado há mais de 30 anos", afirma Ruby Girotto, proprietário da Auto Mecânica RB. Alguns deles estão localizados, por exemplo, nos eixos e caixas de câmbio e direção. Para quem pratica ``off road", explica Girotto, é aconselhável lubrificar esses pontos a cada duas provas. Se o jipe é usado apenas na cidade, lubrificá-los de três em três meses é suficiente. Texto Anterior: Sopave oferece check-up gratuito; Freios Varga abre nova unidade em SP; Blaupunkt começa venda de novo toca-fita; O NÚMERO; Índex lança programa para revendas de auto Próximo Texto: Willys 52 dá `show' em prova de obstáculo Índice |
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