São Paulo, quarta-feira, 26 de julho de 1995
Próximo Texto | Índice

PIB deve crescer 5,9% neste ano

VIVALDO DE SOUSA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O PIB (Produto Interno Bruto) deste ano deve ter um crescimento de 5,9% em relação ao do ano passado. O PIB corresponde ao total dos bens e serviços produzidos no país em um ano.
A projeção de crescimento do PIB brasileiro neste ano consta de relatório concluído na semana passada pelo Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas), órgão do Ministério do Planejamento.
A estimativa do Ipea é bem próxima dos 5% considerados adequados pelo ministro Pedro Malan (Fazenda).
No primeiro semestre, o PIB cresceu 7,4%, segundo o Ipea. Em maio, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estimou em 9% o crescimento do PIB entre janeiro e março deste ano.
A desaceleração do ritmo de crescimento da economia é reflexo das medidas de contenção ao crédito e ao consumo adotadas pelo governo no primeiro semestre do ano.
Em uma projeção anterior, o Ipea chegou a prever um crescimento de 6,4% no PIB deste ano em relação a 1994.
O relatório do GAC (Grupo de Acompanhamento Conjuntural) do Ipea prevê ainda que a indústria terá um crescimento de 6,7% neste ano.
Essa previsão é inferior aos 8,5% de crescimento estimados na carta de conjuntura de junho. Nos 12 primeiros meses do Plano Real, a atividade industrial cresceu 10,6%.
As outras projeções do relatório são as seguintes: crescimento de 7,1% na indústria de transformação e de 17,1% nos bens de capital, sempre em relação a 1994.
O relatório prevê também um crescimento de 8,3% na produção dos bens de consumo e de 4% para o PIB agropecuário.
A avaliação da equipe econômica é que a economia não pode crescer muito para não comprometer o plano de estabilização econômica.

Próximo Texto: Bancários entregam hoje reivindicação na Fenaban; E mpresa lança software para avaliação física; ADVM premia melhores do marketing em 1995
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.