São Paulo, quinta-feira, 27 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia estuda hipóteses `islâmica' e `sérvia'

VINICIUS TORRES FREIRE
DE PARIS

O primeiro-ministro francês, Alain Juppé, disse ontem que "a investigação do atentado continua e nenhuma das pistas está, por enquanto, descartada".
``É fundamental também manter toda a discrição possível, para que a apuração dos fatos não seja prejudicada", disse Juppé.
Segundo o ministro do Interior, Jean Louis Debré, a ``hipótese islâmica é possível e a hipótese sérvia não é impossível".
Debré se referia, em primeiro lugar, à possibilidade de o atentado ter sido cometido por membros do Grupo Islâmico Armado, formado por fundamentalistas que lutam pela derrubada do governo argelino, apoiado pela França.
A ``hipótese sérvia", também citada, atribui o atentado aos sérvios da Bósnia, que combatem o governo muçulmano do país. Seria uma represália contra o governo francês, que apóia os bósnios.
O jornal argelino ``La Tribune" relacionou ontem a situação de seu país ao atentado de Paris. Na ``carta de compromissos" do Grupo Islâmico Armado está o ``combate heróico pelo Islã em solo francês".
Segundo o jornal de Argel, a explosão do metrô teria sido cometida pelos mesmos terroristas que assassinaram o líder religioso Abdelbaki Sahraui, no dia 11 de julho, em Paris.
Sahraui pertencia a outro grupo islâmico, o FIS, também ilegal, que negociava um acordo com o governo da Argélia. Os terroristas teriam desembarcado na França com um ``pacote de missões".
Nos últimos três meses, a França tem promovido blitze em seu território com o objetivo de acabar com a rede de tráfico de armas para a guerrilha argelina.
Até a noite de ontem, a polícia francesa não tinha recebido a perícia do atentado. Segundo as primeiras investigações, a bomba seria um "artefato rústico".
Na TV francesa, comentava-se que o artefato teria sido construído com garrafas de gás.
(VTF)

Texto Anterior: Equador e Peru têm acordo
Próximo Texto: Operação contra a pornografia infantil na Internet faz 40 presos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.