São Paulo, sexta-feira, 28 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Técnica `reduz' infertilidade

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um pesquisador do Instituto de Fertilização in Vitro de Fairfax (EUA) desenvolveu uma técnica que pode solucionar muitos casos de infertilidade masculina.
A técnica consiste em aspirar os espermatozóides dos testículos, por meio de uma agulha, para depois fazer a inseminação artificial em laboratório, o que não exige internação e pode ser feita em consultório médico.
Estudos recentes mostram que homens considerados estéreis têm pequena quantidade de espermatozóides nos testículos.
Esses gametas, entretanto, são incapazes de fertilizar os óvulos, porque não chegam a amadurecer nem passam pelas transformações necessárias, que os habilitam a alcançar o óvulo.
Isso acontece quando os espermatozóides passam dos testículos para o epidídimo (canal de transporte).
Uma das transformações sofrida pelos espermatozóides é ativação do batimento da cauda. É o movimento da cauda que faz com que os espermatozóides consigam chegar até as trompas e fecundar o óvulo.
Cientistas observaram, entretanto, que os espermatozóides ainda são capazes de fecundar o óvulo, desde que injetados artificialmente.

Texto Anterior: Gene pode ser causa de câncer cervical
Próximo Texto: Santo Sudário tem restos de DNA feminino
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.