São Paulo, quarta-feira, de dezembro de
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula quer Erundina na direção do PT

CARLOS EDUARDO ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

Luiz Inácio Lula da Silva quer que a ex-prefeita Luiza Erundina integre a direção nacional do PT. O convite foi feito durante uma reunião entre os dois, realizada anteontem em São Paulo.
Lula disse à interlocutora que o lugar dela é na Executiva do PT (instância decisória da cúpula partidária). A direção do PT será renovada em agosto.
O problema é que as vagas são distribuídas proporcionalmente aos votos que cada grupo do PT tem na convenção nacional.
Erundina não pertence a nenhuma corrente nem quer se aliar a alguma para garantir um lugar na direção do PT. ``Aceito ir para a Executiva, mas não entro em disputa e nem quero deixar de ser independente", disse Erundina.
Para inserir a ex-prefeita paulistana na Executiva, Lula terá de convencer os grupos do partido a abrir mão de vagas a que teriam direito. Ele quer que outros nomes de expressão pública filiados ao PT tenham assento na cúpula, mesmo não pertencendo a nenhuma ala interna.
Gilberto Carvalho, secretário-geral do PT e homem de confiança de Lula, é cético sobre a possibilidade de os grupos do partido abrirem mão de representantes para a inclusão de personalidades públicas independentes.
``Isso está sendo feito muito em cima da hora e talvez não dê tempo de costurar um acordo", afirmou Carvalho. A eleição da nova direção da legenda está marcada para os dias 18, 19 e 20 de agosto, em Guarapari (ES).
Lula quer que ele próprio e Olivio Dutra (ex-prefeito de Porto Alegre), além de Erundina, cheguem à Executiva.
Os deputados federais João Paulo Cunha, da ``Articulação", e Luciano Zica, da ``esquerda" petista, vão disputar a presidência do diretório paulista do PT no próximo domingo. Cunha é o favorito.

Texto Anterior: ACM ataca prorrogação do mandato de FHC
Próximo Texto: Petista retoma caravanas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.