São Paulo, sexta-feira, 28 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Associação critica projeto

SILVIA QUEVEDO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FLORIANÓPOLIS

O presidente da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), Antonio Diomário Queiroz, 51, disse ontem que o ministro da Administração, Bresser Pereira, invade a competência do Ministério da Educação ao propor a privatização do ensino público.
``Estranhei a interferência de Bresser que, de repente, apresentou um projeto", disse Queiroz, reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Segundo ele, o projeto de Bresser é ``inadequado" porque propõe claramente a privatização do ensino público, não dá garantia de orçamentos públicos para as universidades e não reconhece o comprometimento do Estado com a educação.
A Andifes representa as 52 instituições federais do país, entre as quais 39 universidades e outras 13 instituições especializadas, como as escolas técnicas federais.
``Há um engano em querer privatizar tudo no país. A educação superior pública é condição básica de desenvolvimento. Mesmo em países desenvolvidos como Estados Unidos, França e Japão, os investimentos em pesquisa tecnológica e científica são públicos."
Segundo Queiroz, ``a iniciativa privada não tem compromisso com o desenvolvimento público do país. Não é justo, inclusive, cobrar dela tais investimentos, que devem ser de origem pública", disse.
Queiroz descartou a possibilidade de adesão voluntária das instituições à privatização, prevista pelo projeto, argumentando que ``é preciso pensar um sistema nacional de educação superior, que estabeleça critérios comuns".
Segundo Queiroz, o presidente Fernando Henrique Cardoso tem um programa de comprometimento com a educação pública, desde a campanha eleitoral, e não deverá se afastar desse compromisso.

Texto Anterior: TVs ilegais vão para escolas
Próximo Texto: Desabamento de muro mata empregada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.