São Paulo, sábado, 29 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Salários terão antecipação

DO ENVIADO ESPECIAL

O presidente Fernando Henrique Cardoso confirmou alteração na medida provisória que desindexa salários para autorizar antecipação do IPC-r (Índice de Preços ao Consumidor em real) antes das datas-bases (veja pág. 1-8).

Pergunta - Há informações de que, na reedição da MP da desindexação, o governo pode autorizar a antecipação do IPC-r antes da data-base.
Fernando Henrique Cardoso - Tudo o que tem sido feito é com o espírito de ajustar. O ministro do Trabalho teve muitas conversas positivas com os sindicatos.
Nossa intenção é não prejudicar ninguém. A desindexação é para melhorar a situação dos trabalhadores. A idéia que você indexando protege os salários não é verdadeira.
O poder de compra caiu muito com as formas mais diversas de indexação. Ora, se vamos desindexar para ter um ajuste melhor, é natural que o governo ouça as ponderações dos sindicatos e, sendo possível, aceite-as.
Pergunta - O presidente da Câmara está pondo empecilho para a reedição do IPMF. O que o sr. pensa disso?
FHC - Não penso nada, porque conversei com ele anteontem e não tocamos no assunto. Ele é uma pessoa que tem nos ajudado muito. Além de todas as relações pessoais e de amizade, ele é um político muito competente.
Pergunta - O sr. acha complicada a aprovação desse novo imposto pelo Congresso?
FHC - Tudo em política é e não é complicado. Se não houvesse dificuldade, por que fazer política?
Pergunta - Qual a sua orientação para a questão da Previdência no segundo semestre?
FHC - A orientação é a mesma sobre a questão dos salários. Vamos conversar, mostrar as necessidades e não assustar ninguém.
O governo vai fazer tudo o que for possível para mostrar ao país quais são as condições de garantir o futuro de um sistema viável de Previdência. Temos que mostrar as formas de transição. O que foi dito até agora assustou muita gente. O ministro da Previdência agora negocia nessa direção.

Texto Anterior: Reforma tem de ser rápida, diz FHC
Próximo Texto: Reeleição vira piada em jantar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.