São Paulo, sábado, 29 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maluf apóia blitz `armada' em restaurante

ALESSANDRA BLANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

O prefeito Paulo Maluf afirmou ontem que apóia 100% o secretário municipal do Abastecimento, Waldemar Costa Filho, no comando das blitze que vêm sendo realizadas em bares, restaurantes e padarias de São Paulo.
Segundo o prefeito, Costa Filho faz medicina preventiva, impedindo que a população consuma alimentos estragados e evitando problemas digestivos e intestinais.
``Pode até haver algum excesso porque cada sujeito tem o seu temperamento, mas o Waldemar é honesto e incorruptível", disse Maluf. Ele afastou a possibilidade de Costa Filho ser afastado do cargo.
O prefeito também apoiou a postura do secretário de preparar flagrantes em restaurantes para que o proprietário seja preso pelo Decon (Departamento de Polícia do Consumidor).
Costa Filho disse à Folha que deu ordens aos seus fiscais para não multar ou interditar restaurantes que apresentarem alimentos com data de validade vencida.
Os fiscais deverão comunicar imediatamente o secretário que irá avisar o Decon e a imprensa.
A Secretaria do Abastecimento tem poderes para multar e fechar restaurantes. Apenas o Decon pode prender o proprietário.
A prisão só ocorre quando há alimento com data de validade vencida ou sem procedência (rótulo), o que é previsto pelo Código de Defesa do Consumidor como crime à saúde pública.
Para Maluf, se o restaurante não apresenta risco à saúde do cliente, é melhor esperar alguns dias para poder deter seu proprietário ou gerente em flagrante do que multar.
``Ele não vai se abalar apenas com uma multinha. Há multas rolando no fórum há dez anos sem serem pagas. O cara já vendeu o restaurante ou já morreu e ainda não aconteceu nada", disse.
Segundo o prefeito, os donos dos bares, restaurantes e padarias apenas ficam intimidados quando a interdição do local e sua prisão são divulgados pela imprensa.
Maluf disse que Costa Filho tem carta branca para continuar provendo blitze diárias. ``A orientação sobre fiscalizar restaurantes foi dada por mim e ele tem total autonomia para interditar qualquer lugar", disse Maluf.
Há seis dias, Maluf participou de blitz em restaurante que já havia sido vistoriado três dias antes.

Texto Anterior: Acidente pára 25 km em rodovia de SP
Próximo Texto: Prefeito participou de cinco vistorias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.