São Paulo, domingo, 30 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Máquinas agilizam produção de pães

DA REPORTAGEM LOCAL

O pãozinho nosso de cada dia vai bem no país. O mercado de panificação cresceu 40% nos últimos cinco anos, representando hoje 3,5% do PIB (Produto Interno Bruto).
Os dados são da Abiepan (Associação Brasileira das Indústrias de Equipamentos para Panificação, Biscoitos e Massas Alimentícias).
As novidades do setor, como fornos de última geração e máquinas automatizadas, foram mostradas semana passada em São Paulo, na Brasil Pan, que começou dia 25 último e terminou ontem, no Expo Center Norte. Participaram 251 expositores.
Para quem quer entrar no ramo, sem desembolsar muito dinheiro em equipamentos, uma boa alternativa é a minipadaria que a Brasforno levou à feira. Essa panificadora compacta pode ser instalada até em casa, já que ocupa pouco espaço.
O maquinário -básico para a montagem de uma panificadora- é formado pela amassadeira ou misturadora (usada na preparação da massa), o cilindro (para alisá-la), modeladora, divisora (responsável pela padronização do peso e tamanho do pão) e o forno.
O kit completo custa cerca de R$ 12 mil, financiados. A minipadaria tem capacidade para produzir até 4.000 pães por dia. A empresa dá assessoria técnica, além de cursos de panificação e confeitaria.
A Brasil Pan também foi uma espécie de vitrina para os equipamentos com tecnologia de ponta.
A empresa mineira Degânia mostrou, por exemplo, que o pão hoje sai praticamente sozinho do forno. Basta utilizar uma máquina italiana que divide a massa, pesa e modela, além de produzir pão francês, italiano e baguete.
É importada, custa R$ 30 mil (parcelados em quatro vezes) e será fabricada em 96 no Brasil, diz o diretor-presidente, Ricardo Lopes.

ONDE ENCONTRAR:
Brasforno - tel. (011) 424-2649; Degânia - tel. (031) 375-3566; Hypo - tel. (011) 774-1313.

Texto Anterior: Como beneficiar sucata de vidro?
Próximo Texto: Empresário ensina como ter sucesso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.