São Paulo, domingo, 30 de julho de 1995
Próximo Texto | Índice

Minicarros vencem trânsito com economia

MARCELO TADEU LIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Os minicarros, apesar de minúsculos, são logo percebidos nas ruas. Supereconômicos, eles assustam à primeira vista pela aparente fragilidade e falta de espaço. Puro engano.
Veículos avaliou quatro modelos importados à venda no mercado brasileiro: Subaru Vivio GLi, Fiat Cinquecento ED, Daihatsu Cuore TSL -os ``nanicos" da turma, medindo entre 3,2 metros e 3,3 metros- e o ``grandinho" Nissan Micra TS, com 3,65 metros (Uno Mille e Renault Twingo medem 3,64 e 3,44 metros).
Em comum, os minicarros possuem motor de baixa capacidade, acabamento simples e muita economia (veja quadro abaixo).
Projetados para enfrentar o congestionamento das grandes cidades -onde as marchas mais usadas são 1ª e 2ª- os motores com aparência de brinquedo desenvolvem potência acima da esperada.
Os carrinhos não decepcionam no trânsito, acompanhando marmanjos mais afoitos. Logicamente, sofrem nas subidas.
Guiá-los é fácil. Baixo peso e pequeno tamanho garantem direção leve e agilidade.
Estacionar, então, é uma brincadeira até para motoristas que suam só de pensar em estacionar em vagas apertadas: os carrinhos cabem em espaços inimagináveis.

LEIA MAIS
sobre minicarros na contracapa deste caderno

Próximo Texto: Cuore e Vivio são líderes de venda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.