São Paulo, segunda-feira, 31 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Todas as baleias emitem sons, mas só algumas podem cantar

KATHY WOLLARD

O oceano é diferente. Mergulhe na água e tente cheirar uma laranja ou enxergar algo a mais de três metros de distância. Os animais que vivem sob a água tiveram de desenvolver formas diferentes de sentir seu mundo, diferentes do olfato e da visão. Uma dessa formas foi o som.
As baleias têm todo um repertório de sons que usam para se comunicar e encontrar seu caminho nas profundezas. Mas só certas baleias cantam.
Elas são divididas em dois grupos, de acordo com a maneira como se alimentam -as filtrantes e as com dentes. As baleias cantoras estão entre as filtrantes.
O mar é sombrio mesmo durante o dia e muitas baleias com dentes viajam e caçam à noite. Como elas fazem isso? Como um morcego voando em um celeiro escuro à meia-noite, algumas baleias emitem sons (piques) e ouvem os ecos.
Os barulhos que fazem soam como estalidos ou zunidos, silvos. Quando a onda sonora atinge alguma coisa na água, como uma pedra, ela quica de volta.
Ouvidos comuns não funcionam direito sob a água, porque todo o crânio vibra quando uma onda sonora o atinge e não apenas o tímpano. Os canais auditivos das baleias reduziram-se a pequenos furinhos.
As baleias ainda têm canais auditivos, entretanto. Mas os sons pegam uma rota diferente para alcançá-los, viajando a partir do osso maxilar ou da testa, através de uma camada de óleo, para os canais auditivos.
Além dos estalidos, as baleias com dentes se comunicam por assobios e trinados. Também fazem sons estalando as mandíbulas e dando tapas na água com a cauda. Alguns sons são tão ensurdecedores quanto uma britadeira quebrando uma rua.
As baleias filtrantes estalam, gorjeiam e assobiam como as baleias com dentes. Também emitem gemidos de baixa frequência. Entre os machos das jubartes, o gemidos assombrosos podem tomar a forma de canções porque têm ritmo, estrutura e frases repetidas (como refrãos).
Cientistas que gravaram e analisaram as canções dizem que algumas delas têm a mesma quantidade de informações contidas em um pequeno livro.
Alguns dos sons são muito baixos para que possamos ouvir; outros precisam ser tocados em velocidade extrabaixa para que os humanos possam entender o que está sendo cantado. As baleias lembram e mudam suas músicas de acordo com a mudança de estações do ano.
Ninguém sabe porque as baleias cantam ou o que as canções significam. Alguns dizem que elas ajudam os machos a estabelecerem seus territórios aquáticos, ou são parte de um ritual de acasalamento.

PERGUNTAS PARA KATHY WOLLARD devem ser enviadas em inglês para: P.O. Box 4564, Grand Central Station, New York, N.Y. 10163, EUA.

Texto Anterior: Ele não namora por preguiça
Próximo Texto: O que é o Magreb?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.