São Paulo, terça-feira, 1 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Avião sofre `incidente' em Guarulhos

DA REPORTAGEM LOCAL

Um avião de 160 toneladas e 54 metros de comprimento ficou de nariz para baixo por volta das 9h30 de ontem no Aeroporto Internacional de Cumbica, Guarulhos (Grande São Paulo).
O jato 767-300ER da Transbrasil, vindo de Miami (EUA), havia pousado uma hora antes do que a Infraero (órgão que administra os aeroportos) classificou como ``incidente". Não houve atrasos de vôos nem interdição de pistas do aeroporto.
O avião estava no finger -pátio de embarque e desembarque. ``Todos os cerca de 150 passageiros e os oito tripulantes já haviam descido", disse o diretor de manutenção da Transbrasil, Francisco Eustáquio Chaves Mendes.
Ele contou que estava sendo feita uma revisão de rotina, pois o jato decolaria às 10h40 novamente para os EUA. Quatro mecânicos trabalhavam. ``Um deles esqueceu de colocar a trava de segurança na bequilha, a roda dianteira do trem de pouso."
Quando foram testar uma peça chamada ``tail skid" (patim de calda), o trem de pouso dianteiro foi recolhido, explica Mendes.
O ``tail skid" amortece o impacto da fuselagem traseira com o solo no momento da decolagem. É acionado simultaneamente com o trem de pouso. Como este não estava travado quando o ``patim" foi recolhido, houve a queda.

Texto Anterior: Incêndio foi em outubro
Próximo Texto: PF acusa adolescente de invadir Internet
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.