São Paulo, terça-feira, 1 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saldo de emprego já é negativo em 95

ANTONIO CARLOS SEIDL
DA REPORTAGEM LOCAL

Com a demissão de 10.708 trabalhadores na terceira semana de julho, a taxa acumulada do nível de emprego na indústria paulista tornou-se negativa pela primeira vez em 1995.
Segundo dados da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), o nível de emprego caiu 0,46% na terceira semana de julho em relação à semana anterior. É a 13ª semana consecutiva que o nível de emprego tem resultado negativo.
Em termos percentuais, a queda só é menor do que as ocorridas na primeira semana de fevereiro (-0,59%) e na primeira semana de março (-0,63%) de 1992.
Em termos de números absolutos, a Fiesp informa que este é o terceiro pior resultado semanal desde 1990.
Com isso, o nível de emprego neste ano mostra agora um declínio de 0,28%, representando o fechamento de 6.394 vagas na indústria paulista.
Horacio Lafer Piva, diretor titular do Departamento de Pesquisas da Fiesp, disse que a reversão do sinal do nível de emprego em 1995, que ``só esperava para o fim de agosto", mostra que o arrocho monetário adotado pelo governo está ``socialmente custando caro".
Laerte Setúbal Filho, diretor titular do Departamento de Assuntos Internacionais da Fiesp, disse que o ``remédio começa a matar o doente".
Setúbal atribuiu as demissões à política de juros altos e de restrição ao crédito. ``Temos alertado sobre os efeitos recessivos do arrocho, mas o governo está se fazendo de morto", afirmou o diretor da Fiesp.
Roberto Nicolau Jeha, coordenador do GPPI (Grupo Permanente de Política Industrial) da Fiesp, responsabilizou a ``insensibilidade dos gestores da economia" pela redução do emprego industrial.

Texto Anterior: CVM muda regra dos fundos mútuos de carteira livre
Próximo Texto: Fiesp culpa arrocho monetário
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.