São Paulo, terça-feira, 1 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Premê relança seu primeiro álbum em CD

Receita "engraçadinha do grupo volta envelhecida

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REDAÇÃO

Envelhecido cem anos, o disco de estréia do grupo paulistano Premeditando o Breque, lançado originalmente em 1981, volta ao mercado no formato CD.
O disco foi ponta-de-lança da veia ``engraçadinha" da MPB, misturando letras forradas de piadas e certo ecletismo de arranjos. Passados 14 anos, não cola mais.
O argumento é velho (vem desde os auges de popularidade do Premê), mas ainda vale: quem aguenta ouvir as tais piadas, por mais engraçadas que consigam ser, mais de uma vez?
Não dá. Especialmente quando são "sutis como na megapiada chamada ``Feijoada Total".
A faixa é uma suíte que descreve detalhadamente uma refeição, desde o sacrifício do porco, passando pela ingestão da feijoada, até a eliminação final da dita cuja.
Mau gosto total. Nem o arranjo caprichado -e eclético- é capaz de animar um mortal a passar pela experiência pela segunda vez.
E assim o barco corre, faixa por faixa. Veja-se, por exemplo, a inspiradíssima letra de ``Antwort" (???): ``Por que acepilhar essa abúlica caterva?". Se você riu da primeira vez, leia de novo.
Não há talento musical que resista, e não é por aí mesmo que se move a microlegião de fãs que o Premê (e outros "espirituosos) ainda conserva. Porque são exatamente as piadinhas que a mantém.
E, por paradoxal que pareça, também a "seriedade com a qual o grupo levou o seu projeto, compartilhadas por colegas como Língua de Trapo e Joelho de Porco.
Por isso, provavelmente, o Premê ainda sobrevive, ao contrário de seus ``filhos" (quase todos, por alguma razão, de pé fincado no rock nacional).
A Blitz -a mais legal delas- durou dois verões; Espírito da Coisa cantou ``Ligeiramente Grávida" e implodiu rapidamente; Inimigos do Rei e sua barata chamada Kafka se dissiparam numa chinelada.
E, sobre as cinzas dos ``filhos", mais uma vez ressurge o Premê. Os fãs vão adorar.

Disco: Premeditando o Breque
Relançamento: Velas
Quanto: R$ 18,00, em média

Texto Anterior: Fé torna homem capaz de tudo
Próximo Texto: Caymmi canta com a família em Salvador para Odebrecht
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.