São Paulo, quarta-feira, 2 de agosto de 1995
Texto Anterior | Índice

Dupla de violeiros abre série de MPB

CELSO FIORAVANTE
DA REDAÇÃO

Série: Músicas do Brasil
Show: Canto do Povo do Lugar
Com: Pena Branca e Xavantinho
Onde: Teatro Cultura Artística (r. Nestor Pestana, 196, tel. 258-3616, região central)
Horário: 21h
Ingressos: R$ 5,00

O Teatro Cultura Artística inicia hoje, às 21h, com a dupla de violeiros Pena Branca e Xavantinho, a série ``Músicas do Brasil", em que pretende dar um pequeno panorama da produção musical brasileira em seis concertos, o último deles previsto para 18 de dezembro.
Pena Branca e Xavantinho representam a tradicional música caipira em suas toadas, cantigas de roda e canções do folclore mineiro, Estado natal da dupla.
Naturais de Uberlândia, os irmãos José Ramiro Sobrinho (o Pena Branca) e Ranulfo Ramiro da Silva (o Xavantinho) estão na estrada -literalmente- há mais de 15 anos, mas é em 1980 -ano da transferência para a cidade grande (São Paulo) e do lançamento do primeiro LP (``Velha Morada")- que ganham repercussão nacional, graças -principalmente- à gravação de ``Cio da Terra", de Milton Nascimento e Chico Buarque, canção até hoje associada à dupla caipira.
Pena Branca e Xavantinho aproveitam o concerto para lançar seu oitavo disco: ``Ribeirão Encheu" (gravadora Velas).
O trabalho não apresenta inovações na carreira dos músicos. Nem é essa a intenção, já que sua trajetória foi construída sobre a recuperação e atualização de canções tradicionais.
Neste novo trabalho, por exemplo, tem ``Sodade Meu Bem Sodade", de Zé do Norte, em arranjo de Tavinho Moura. A canção já foi citada por Caetano Veloso em seu disco ``Transa" (Os óios da cobra é verde/ Hoje foi que Arreparei/ Se arreparasse a mais tempo/ Não amava quem amei).
Caetano Veloso ainda está presente, agora como autor -em Parceria com Gilberto Gil- da canção ``No Dia em que Eu Vim me Embora", que também aborda a despedida e a saudade, dois temas melancólicos que se adaptam perfeitamente ao choro das violas. O disco traz ainda canções de Milton Nascimento e Márcio Borges (``Estrelada"), de Tavinho Moura e Fernando Brant (``Chaleira do Alto da Poeira" e algumas da própria dupla.
Outros concertos
A série ``Músicas do Brasil" prossegue no dia 15 com a presença de Paulo Moura e Clara Sverner no recital ``Carinhosos". O pianista Marcelo Bratke, o Quarteto de Brasília, a soprano Celine Imbert e a violonista Cristina Azuma são as atrações seguintes da série.

Texto Anterior: Gravuras mostram alegria de viver de Miró
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.