São Paulo, quinta-feira, 3 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O mergulho e a informação

GABRIEL GANME

Com base em uma das principais regras do mergulho esportivo -mergulhar sempre em dupla-, este artigo vem compartilhar a preocupação dos pesquisadores alemães da Universidade Técnica de Aachen: o bem-estar dos mergulhadores, igualmente nosso objetivo.
Em matéria publicada na Folha, os pesquisadores sugerem ser a prática de mergulho com tanques de oxigênio a causadora de degeneração gradual do sistema nervoso. Seguindo essa corrente, a impressão é que a prática é perigosa. Na realidade, o texto ficou à deriva e não recebeu o aprofundamento merecido.
Há diferentes tipos de mergulho. Eis alguns: o esportivo (recreacional), o profissional (fins comerciais) e um para fins militares. O mergulho esportivo é feito, em média, a 15 m de profundidade, onde existe qualidade de vida, fonte de alimentos e luz suficiente para a boa visibilidade. Em geral, é feito com ar comprimido (mistura gasosa igual ao ar puro, mas sob maior pressão). O trabalho referido naquela reportagem foi feito com mergulhadores de saturação que passam 21 dias a uma pressão maior do que 20 atm. É um mergulho profissional e utiliza misturas gasosas diferentes do ar puro.
O oxigêmio puro não causa doença descompressiva. Aliás, é proibido respirá-lo a mais de 8 m de profundidade, por outros motivos. O oxigênio puro, na maioria das vezes, é utilizado para fins militares (circuito fechado) em mergulhos inferiores a 8 m para impedir os adversários de perceberem, na superfície, as bolhas formadas na água.
A doença descompressiva não ocorre pela subida abrupta do mergulhador, como colocado na reportagem, mas por bolhas na circulação e nos tecidos, que só se formam se a absorção de nitrogênio (N2) -um componente do ar comprimido- for excessiva, ou seja, se o mergulhador permanecer sob a água em tempo e profundidade fora dos limites. Por isso existem tabelas para a prática segura do mergulho esportivo. Por meio dessa tabela, é calculada a quantidade de N2 absorvida e em quanto tempo será eliminada.
Diferentemente do oxigênio, o nitrogênio não é utilizado pelo corpo e é eliminado naturalmente pela respiração à superfície. A tabela é um dos principais equipamentos de mergulho, aliado a todas orientações dos cursos (subida devagar, velocidade segura, entre outras).
Muitas águas rolaram para o mergulho se tornar um esporte. Não foi ao sabor das ondas que se instituíram equipamentos especiais e seguros, mas com pesquisas ao longo de 50 anos. De seu lado, os praticantes devem ter bom senso e se certificar do lugar onde recebem aulas ou querem alugar equipamentos -cuja manutenção é extremamente importante. Mergulhar é curtir o que a natureza proporciona e não arriscar a vida ultrapassando limites. Ao contrário, obedecê-los é a rota mais segura.

Texto Anterior: Feiúra não é desgraça. Beleza é.
Próximo Texto: Tripulantes chineses são internados no PR
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.