São Paulo, quinta-feira, 3 de agosto de 1995
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Marketing boca a boca dá bons resultados

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Para atrair novos compradores, a Giassetti, construtora que se dedica exclusivamente a empreendimentos em Jundiaí (60 km a noroeste de São Paulo), desenvolveu uma estratégia de marketing pouco convencional, mas que se mostrou bastante eficiente.
São campanhas de venda baseadas no marketing boca a boca. Ao indicar pessoas que fechem negócio com a construtora, antigos clientes ganham prêmios que vão desde máquinas fotográficas até carros zero quilômetro.
A primeira indicação que resulta em contrato é premiada com uma máquina fotográfica. A segunda, com uma bicicleta. Depois seguem um aparelho de TV, um aparelho de som e uma filmadora.
Quem indica seis ou mais compradores ganha duas passagens para a Califórnia (EUA).
Mas o prêmio mais cobiçado, um Corsa zero quilômetro, fica reservado para o recordista de vendas de cada campanha.
Foi o que aconteceu com o médico João Carlos Lestingi. Proprietário de um apartamento num dos condomínios comercializados pela construtora, Lestingi que revelou-se um ótimo corretor imobiliário nas horas vagas.
Ele obteve a melhor performance na última campanha da Giassetti, encerrada no final do mês passado. Lestingi indicou à construtora nada menos que 45 possíveis compradores. Oito deles fecharam negócio, fazendo do médico o recordista em vendas e, claro, dono de um Corsa zero quilômetro.
Ele diz que comprou o primeiro imóvel em Jundiaí só para investir. ``Tinha parte do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) na mão e resolvi comprar um imóvel", diz o médico.
Quando soube da campanha da construtora, Lestingi animou-se em indicar amigos e parentes, ``porque o negócio é bastante atraente". Com a campanha, Lestingi conheceu melhor o lugar e acabou encantado. ``Vou mudar para lá em breve."
Para ele, os 60 quilômetros que separam São Paulo e Jundiaí não são um problema. ``Levo 40 minutos entre uma cidade e outra, tempo que se gasta para percorrer a avenida Paulista ou a Rebouças nos horários de pico", diz ele.
Luiz Carlos Tonolli, 32, gerente de marketing da Giassetti, diz que a estratégia tem sido muito eficiente. ``Com uma verba de R$ 200 mil, nossa campanha conseguiu vender 400 apartamentos em apenas seis meses", comemora.

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