São Paulo, sexta-feira, 4 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo petista quer privatizar o metrô do DF

WILLIAM FRANÇA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo petista do Distrito Federal estuda privatizar os 40 quilômetros do metrô de Brasília. A condição imposta pelo governador Cristovam Buarque é a de que a iniciativa privada se encarregue de concluir a obra.
Ainda precisam ser feitos cerca de oito quilômetros de linha -dois deles subterrâneos. Apenas 5 das 33 estações previstas estão prontas. O custo dessas obras é de mais de US$ 350 milhões.
Cristovam disse que, por enquanto, seu governo está fazendo negociações com o setor privado e oferecendo a ele a exploração comercial de espaços em algumas das estações.
``Além disso, se alguém estiver interessado, há a possibilidade de privatização", afirmou o governador, durante entrevista concedida à ``TV Bandeirantes" de Brasília. ``Mas não será fácil", completou Cristovam Buarque.
A intenção de privatizar o metrô também foi confirmada pelo secretário de Obras do DF, Hermes de Paula. A proposta de privatização na área de transportes contraria o programa do PT.
O próprio Cristovam vê dificuldades nessa negociação, além da questão política. ``Vender um metrô não é como negociar um sapato", disse.
Segundo sua assessoria, em nenhum lugar do país o metrô é um investimento rentável -sempre necessita de subsídios do governo para baratear a tarifa.

Texto Anterior: Presidente do BC apóia taxa provisória
Próximo Texto: Empresas propõem receber dívida em títulos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.