São Paulo, sexta-feira, 4 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rodízio acontece no fim do mês

COLUNISTA DA FOLHA

O rodízio de carros para o controle da poluição atmosférica na região metropolitana de São Paulo deve acontecer na última semana de agosto.
A Secretaria do Meio Ambiente deve definir até a próxima segunda feira a área exata e a maneira como este rodízio será feito.
A secretaria estuda uma saída legal para viabilizar a cobrança de multas dos infratores do rodízio. De acordo com a lei, só pode haver restrição à circulação de veículos no estado de alerta (qualidade do ar considerada péssima).
A Cetesb considera que a adesão ao rodízio pode ficar abaixo do esperado caso não haja uma punição efetiva aos motoristas infratores.
A princípio, o rodízio deve atingir a área abrangida pelo minianel viário, entre as marginais do Tietê e do Pinheiros, que compreende os principais corredores de trânsito da cidade.
Os carros com placas de final um e dois seriam impedidos de circular na segunda, os de final três e quatro, na terça, e assim por diante. Veículos de aluguel (táxis, ônibus) ficariam de fora.
Uma pesquisa realizada em abril pelo Datafolha mostrou que 60% da população da cidade apóia o rodízio de veículos.
Segundo a Cetesb, a medida poderia reduzir a poluição em cerca de 20%. Os carros são responsáveis por 90% da poluição atmosférica em São Paulo.
O rodízio de veículos já é adotado em várias cidades do mundo que têm problemas com poluição e trânsito, como a Cidade do México, Santiago, no Chile, e Atenas, na Grécia.

Texto Anterior: Cetesb aposta em frente fria para que ar melhore
Próximo Texto: Conselho quer redefinir gasto com Educação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.