São Paulo, sexta-feira, 4 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gerações se enfrentam no Mundial de Atletismo

DA REPORTAGEM LOCAL

O 5º Campeonato Mundial de Atletismo, cuja cerimônia de abertura será hoje, em Gotemburgo (Suécia), será marcado pelo confronto entre veteranos consagrados e jovens em ascensão.
Entre os ``velhos", figuram Carl Lewis (EUA), 35, no salto em distância; Linford Christie (Reino Unido), nos 100 m rasos; Serguei Bubka (Ucrânia), 32, no salto com vara; e Merlene Ottey (Jamaica), 36, nos 100 m e 200 m rasos para mulheres.
Na luta pelo título de estrela do Mundial, eles enfrentam o desafio de jovens como o cubano Iván Pedroso, 23 (salto em distância); o sul-africano Okkert Brits, 22 (salto com vara); e Hailé Guebreselassié, 23 anos (10.000 metros).
Um dos principais confrontos ocorrerá no dia 11, na final do salto com vara, entre o ucraniano Bubka e o sul-africano Brits.
Bubka tenta o pentacampeonato mundial (venceu em 83, 87, 91 e 93). Brits, por sua vez, tornou-se este ano o terceiro homem a saltar 6,00 m -além de Bubka e do russo Rodion Gataulin.
O salto em distância será outra atração. Carl Lewis enfrenta o cubano Pedroso, que saltou 8,96 m no sábado passado, na Itália.
A marca supera de 1 cm o atual recorde mundial, de Mike Powell (EUA) -que também competirá no Mundial-, mas não deve ser confirmada como recorde mundial (veja texto ao lado).
Lewis chegou hoje à Suécia e confirmou sua participação, apesar de uma lesão muscular sofrida na semana passada.
As provas começam no sábado. O primeiro brasileiro a entrar no campo do estádio Nya Ullevi -onde o Brasil jogou três vezes na Copa do Mundo de futebol, em 1958- deverá ser Anísio Silva, amanhã, às 4h50 (hora de Brasília), na eliminatória do salto triplo.
As primeiras chances de medalha, embora pequenas, virão no domingo, na marcha de 20 km (com Sérgio Galdino), nos 800 m rasos (com Zequinha Barbosa) e nos 100 m rasos (com Robson Caetano).

Texto Anterior: Jogadores da NBA vão discutir papel sindical; Justiça acusa Steffi Graf de co-autora em crime; Torcida do Valencia protesta contra pena; Atacante Patrice Loko é internado no hospício; Entidade pode reduzir pena por uso de doping
Próximo Texto: Cubano fica sem recorde
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.