São Paulo, domingo, 6 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pedágio será 1º investimento

ANDRÉ LOZANO
DA REPORTAGEM LOCAL

O primeiro passo para a criação das superestradas será a implantação do pedágio eletrônico.
Ao passar pelo pedágio, os veículos são reconhecidos por cartões magnéticos. O valor do pedágio poderá ser debitado no cartão de crédito ou em contas de água, luz ou telefone.
``A cobrança na conta de luz tem um inconveniente: como um usuário vai se explicar em casa quando vier a cobrança do pedágio indicando que ele passou na rodovia Fernão Dias em uma sexta-feira às 20h53, quando ele disse que estaria em uma reunião", disse um funcionário da Dersa que não quis se identificar.
Essa tecnologia também será usada para outras informações. Se um carro for roubado, o dono comunica a Dersa, que informa ao sistema as características do veículo e ele poderá ser reconhecido ao passar por um pedágio.
A leitura eletrônica pode dizer ainda se o carro foi licenciado e se os impostos foram pagos. ``Mas o objetivo não é fiscalizar o usuário e sim orientá-lo", diz o presidente da Dersa, Stanislav Feriancic.
A informação sobre a distância entre veículos é transmitida por cabos de fibra ótica e ``olhos-de-gato" inteligentes.
Se um veículo está a menos de 100 m de outro, em um trecho com neblina, o olho-de-gato acende uma luz vermelha. Se está a mais de 100 m, acende luz verde.
(AL)

Texto Anterior: Estado incentiva criação de superestradas
Próximo Texto: Polícia ouve Maluf sobre obras sem licitação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.