São Paulo, domingo, 6 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONU teme êxodo de refugiados

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

As Nações Unidas temem que a ofensiva croata e as novas operações militares que envolvem a ex-Iugoslávia provoquem o maior êxodo de refugiados desde o início da guerra.
Duas grandes colunas de refugiados sérvios se dirigiam à Bósnia, para escapar dos ataques do Exército croata.
O Alto Comissariado da ONU para refugiados estima que cerca de 35 mil pessoas estão fugindo em automóveis, tratores e carretas, em duas caravanas que tomavam 15 km e 20 km de estrada.
O primeiro grupo, ao norte, se dirigia para a região de Bihac. O segundo ia para o sul da Bósnia.
Milivoj Vojnovic, ministro da autoproclamada ``República Sérvia da Krajina", lançou um apelo a ONU. Ele estima que cerca de 100 mil sérvios devem ser evacuados na próxima semana.
O grande contingente de refugiados sérvios que é esperado teria que ser removido para áreas do território bósnio controlados por este grupo.
Isso implicaria em deslocamentos dentro do território controlado pelo governo bósnio.
Os sérvios detém território ao redor da cidade de Banja Luka, norte da Bósnia, mas dezenas de milhares estão sem opção de fuga com a intensificação da ofensiva croata.
Caso seja consultado pela ONU, o governo da Bósnia dificilmente permitirá que os sérvios entrem em seu território, colocando as Nações Unidas em uma situação delicada.
``Se dissermos não aos sérvios, estaremos sendo insensíveis ao problema dos refugiados. Se dissermos sim sem o consentimento do governo bósnio, isto pode abalar nossas relações", disse Mans Nyberg, porta-voz da ONU em Sarajevo, capital bósnia.
A organização Médicos sem Fronteiras declarou estar pronta a auxiliar os sérvios da Krajina.
Um porta-voz do grupo disse esperar que metade da população de 200 mil pessoas da Krajina fuja, caso a ofensiva croata prossiga.
Segundo ela, 4.300 refugiados sérvios (a maioria agricultores) já chegaram a Banja Luka. Eles foram alojados em um ginásio de esportes, escolas e outros prédios públicos.

Texto Anterior: Croatas tomam Knin dos sérvios
Próximo Texto: Entenda a guerra na ex-Iugoslávia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.