São Paulo, domingo, 6 de agosto de 1995
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Com R$ 30 mil dá para montar fábrica de perfumes

JENNIFER SKIPP
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Para quem gosta do segmento de cosméticos e não quer aderir ao sistema de franquia, deve dispor de R$ 30 mil para abrir a própria fábrica e começar a produção.
Essa filosofia de independência é o lema da Mktec, empresa paulistana que vende o que chama de ``perfumarias compactas".
Trocando em miúdos: a Mktec comercializa a tecnologia e fabrica os equipamentos necessários para montar uma pequena empresa de perfumes e cosméticos.
Pelo investimento inicial de R$ 30 mil -que pode ser parcelado em cinco vezes-, a Mktec fornece as seis máquinas necessárias para a fabricação de perfumes e xampus.
Edson Medeiros, responsável pela área comercial da Mktec, diz que as máquinas também podem ser utilizadas para fazer cremes e géis, mas afirma que é melhor a pessoa começar com produtos mais simples.
Além dos equipamentos, o empresário aprende toda a tecnologia e o know-how do processo de elaboração dos produtos, recebe lista de fornecedores e assistência para a legalização da empresa junto aos órgãos de vigilância sanitária, Ministério da Saúde e Secretaria do Meio Ambiente.
``Os interessado vai saber onde comprar matéria-prima e embalagens para seus produtos e poderá, inclusive, desenvolver sua fragrância exclusiva", afirma Medeiros.
A Mktec oferece também um manual de controle de qualidade de produtos e matérias-primas, um software (programa de computador) de controle gerencial e de custos e ajuda na criação, desenvolvimento e registro de produtos.
``A Mktec participa de todo o projeto, da idéia de criação ao lançamento dos produtos no mercado", diz Natanael Cruz, diretor da empresa.
Fundada em 1990, a Mktec tem dez projetos de perfumarias em andamento. Um deles é a Lance Cosmética, que está lançando os primeiros perfumes.
Clayton Roberto Pereira e sua mulher Regina Satico decidiram abrir o negócio após uma análise do mercado de cosméticos.
Depois de trabalhar com informática por mais de 15 anos, Pereira quis investir em um negócio simples.
``Procurei algo que tivesse bom consumo e não fosse muito complexo para ser produzido. Encontrei a perfumaria", diz.
Com uma produção inicial de 6.000 frascos, ele está confiante na qualidade dos produtos. ``Nossas fragrâncias são importadas, mas o custo de produção é baixo. Podemos vender por menos da metade do preço importados", afirma.

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