São Paulo, domingo, 6 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seguro é exigência em compras a prazo

DA REPORTAGEM LOCAL

Para financiar a compra de um carro 0 km, algumas revendas de São Paulo exigem que o cliente faça um seguro total do modelo, com validade igual ao prazo do financiamento escolhido.
Quase sempre, a exigência é que o contrato de seguro seja feito em nome da financeira responsável pelo crédito.
Mas, quando o financiamento é promovido com recursos próprios, exige-se que o seguro saia em nome da concessionária (confira exemplos no quadro ao lado).
A apólice exigida pelas revendas, na verdade, é um seguro convencional do veículo.
O contrato só se diferencia do modelo habitual pela inclusão de uma cláusula beneficiária em favor de quem banca o financiamento.
Se o cliente já tem um seguro e deseja transferi-lo para o carro que acaba de financiar, a operação de transferência também deve prever a introdução da cláusula beneficiária no ``novo" contrato.
Segundo Maria Lumena Sampaio Ribeiro, 36, diretora do departamento de atendimento e orientação do Procon (órgão de defesa do consumidor), a exigência do seguro é uma prática legal.
``Enquanto paga as parcelas do financiamento de um automóvel, o consumidor tem a posse do bem, mas juridicamente não é seu proprietário", explica Maria Lumena.
``O carro permanece alienado em nome da concessionária ou da financeira até que o consumidor quite sua dívida. Portanto, o credor pode exigir um seguro em nome de quem ele quiser."
A diretora do Procon afirma que a exigência do seguro só é irregular quando condicionada a uma determinada seguradora. Nesse caso, explica Maria Lumena, seria caracterizada reserva de mercado.
Nenhuma das concessionárias consultadas por Veículos, entre as que condicionam seus financiamentos ao seguro total do automóvel, exige que o contrato seja feito em uma seguradora específica.

Texto Anterior: Nissan vende picape com preço antigo; Hyundai transforma van em ambulância; Preços de carros têm alta de 7% em um ano; Lamborghini vai lançar esportivo na Europa
Próximo Texto: Carro pode custar até 56 mínimos a cada ano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.