São Paulo, domingo, 6 de agosto de 1995
Texto Anterior | Índice

Kahena ST 1.600 é feita para as longas viagens

JOTA SANTANA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O motor Volkswagen de 1.600 centímetros cúbicos (cc) usado na moto Kahena ST -a maior feita no Brasil- é meio passo para garantir viagens tranquilas. Além do motor de 65 cavalos-vapor (cv), a Kahena tem projeto baseado em motos estradeiras -aquelas criadas para enfrentar longas viagens sem cansar muito o piloto.
A posição do motor, bem adiantada no quadro (estrutura da moto), facilita mais o equilíbrio do piloto. Mesmo em baixas velocidades é possível manter a motocicleta sob controle.
A suspensão traseira da moto foi especialmente desenvolvida, com um sistema de amortecedor único.
Por ser bastante grande e pesada, exige vigor físico para ser conduzida em qualquer situação.
É lenta em trânsito urbano. Ocupa praticamente o mesmo espaço de um automóvel pequeno. Já na estrada, desenvolve boa velocidade de cruzeiro com segurança e conforto.
Nem sempre é possível transitar com a Kahena por entre as filas de automóveis que se formam nos congestionamentos, trabalho feito com muita facilidade por qualquer motocicleta.
Para facilitar as manobras de estacionamento, a Kahena utiliza também a marcha à ré do motor Volkswagen, que é acionada por uma alavanca externa.
O motor é forte mesmo em baixas rotações, o que permite retomadas rápidas de velocidade em qualquer marcha, tornando as ultrapassagem sempre seguras.
Sem a aceleração impressionante das motos de grande cilindrada, a Kahena não faz feio frente à maioria dos carros. Seu desempenho não lembra nada o do Fusca.
A bolha de plástico de sua carenagem oferece boa proteção contra chuva e vento, desviando tudo por cima da cabeça do piloto sem atrapalhar a visão.
Com dois grandes faróis, suas condições de dirigibilidade também são satisfatórias à noite.

Texto Anterior: Conheça o padrão usado no cálculo dos custos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.