São Paulo, segunda-feira, 7 de agosto de 1995
Próximo Texto | Índice

Corinthians bate Palmeiras de virada e é o campeão dos campeões paulistas

MATINAS SUZUKI JR.
ENVIADO ESPECIAL A RIBEIRÃO PRETO

Um chute forte e preciso do meia-atacante Elivélton, aos 12min da prorrogação, disparado da entrada da área do Palmeiras, colocou o Corinthians no posto de campeão dos campeões, como diz o seu hino.
Ao conquistar ontem, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, o 94º Campeonato Paulista de futebol, o Corinthians passou a ter 21 títulos regionais, um a mais do que o Palmeiras -que disputava o tricampeonato paulista.
O tempo regulamentar de jogo terminou empatado em 1 x 1.
Nílson, que é da região de Ribeirão Preto e entrara no lugar de Alex Alves no intervalo do tempo normal de jogo, fez o primeiro gol, aos 11min do segundo tempo.
Quatro minutos depois, cobrando falta que ele mesmo sofreu de Mancuso, o meia-atacante corintiano Marcelinho empatou.
Como o primeiro jogo das finais terminou empatado, pelo mesmo placar, o título seria decidido em um tempo extra de 30 minutos.
Na prorrogação, com o gol de Elivélton, o Corinthians -que jogava por um empate, uma vez que acumulou um ponto a mais do que o rival nas fases anteriores do torneio- sagrou-se campeão de 95.
É o terceiro título que a torcida do Corinthians comemora neste ano: ele foi também campeão da Taça São Paulo (torneio de juniores) e da Copa do Brasil.
O Corinthians não ganhava um título paulista desde 1988.
O Palmeiras, que havia vencido o adversário nas três decisões que disputaram nos últimos anos (o Paulista de 93, o Rio-São Paulo de 93 e o Brasileiro de 94), perdeu seu segundo torneio em menos de uma semana: fora eliminado da Taça Libertadores da América pelo Grêmio, na quarta-feira.
O juiz da partida, o francês Remi Harrel, distribuiu 12 cartões amarelos durante o tempo regulamentar -a média da competição foi de 4,5 por jogo.
Ao contrário da primeira partida das finais, repleta de dramaticidade e de emoção, o jogo de ontem, no tempo regulamentar, foi de muita aplicação tática, muita marcação, mas com escassos momentos de alta qualidade.
Na prorrogação, cansado e abatido com o gol de empate de Marcelinho, o Palmeiras se entregou.
Antes de entrar em campo, os jogadores do Corinthians se abraçaram e Viola, que não esteve bem no jogo e ontem se despedia do time (vai para o Valencia, na Espanha), disse aos companheiros: ``Esse título ninguém tira do Corinthians". No final, declarou: ``Entrei campeão no Corinthians (em 88) e me despeço campeão".

LEIA MAIS
sobre a decisão do Paulista nas págs. 2 a 8

Próximo Texto: Interior vira superfesta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.