São Paulo, terça-feira, 8 de agosto de 1995
Próximo Texto | Índice

Dia dos Pais faz comércio reagir

MÁRCIA DE CHIARA
DA REPORTAGEM LOCAL

As liquidações antecipadas, a onda de frio dos últimos dias e as promoções garantiram um incremento de vendas de até 50% nas lojas que abriram no sábado e no domingo em relação ao final de semana que antecedeu o Dia dos Pais em 94.
O serviço do Telecheque da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), indicador da venda à vista, recebeu 46.943 consultas no final de semana. Isso representa 32,14% a mais na comparação com igual período de 94.
Já os negócios no crediário continuaram perdendo fôlego. O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) registrou 47.052 consultas entre o sábado e o domingo, com queda de 13,10% sobre o mesmo final de semana do ano passado.
Emílio Alfieri, economista da entidade, diz que, mesmo se as lojas venderem neste mês 10% menos do que em 94, o Dia dos Pais deste ano será o segundo melhor da década de 90, só perdendo para o movimento registrado em 94.
Com descontos de até 60%, a rede de lojas VR (moda masculina) faturou 50% a mais no sábado e no domingo em relação ao último final de semana que antecedeu o Dia dos Pais em 94.
``Além da promoção, nosso movimento foi ótimo porque poucas lojas da Oscar Freire abriram no domingo", diz Sofia Sarti, gerente da filial da VR nos Jardins.
Nos shoppings, a maioria das lojas funcionou e não faltaram promoções para desovar estoques.
O shopping Jardim Sul, por exemplo, fez uma liquidação-relâmpago de dois dias. ``Cortamos os preços pela metade e flexibilizamos os prazos", diz Wilson Franciscão, gerente.
Com isso, as lojas faturaram 40% a mais no último final de semana em relação ao mesmo período do ano passado. A expectativa era crescer, no máximo, 30%.
``No shopping Morumbi, o movimento foi excepcional por causa das promoções", diz Claudio Sallum, superintendente. Segundo ele, as lojas venderam, em média, 32% a mais no final des semana sobre igual período de 94.
Nos shoppings Iguatemi e Ibirapuera, o movimento melhorou, mas não de forma surpreendente.

Próximo Texto: Pedido de falência bate recorde
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.