São Paulo, terça-feira, 8 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clube francês subornou para vencer Milan, afirma Papin

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O atacante francês Jean-Pierre Papin afirmou ontem que o Olympique de Marselha, da França, subornou dois jogadores do Milan, da Itália, para vencer a final da Copa dos Campeões da Europa, em 1993.
A denúncia foi feita a jornalistas italianos, antes de um amistoso entre o Bayern de Munique, seu atual clube, e o próprio Milan, realizado na cidade de Berlim, na Alemanha.
Papin, 31, se transferiu do Olympique para o Milan em 92 e chegou a atuar na tal partida, no segundo tempo.
O jogo, disputado em Munique no dia 26 de maio de 93, foi vencido pela equipe de Marselha, por 1 a 0. O gol foi marcado pelo zagueiro Basile Boli, aos 43min do primeiro tempo.
Meses depois, o Milan foi declarado campeão porque o Olympique acabou sendo punido pela Uefa (União Européia de Futebol), entidade que controla o esporte naquele continente.
O então presidente do clube, o político Bernard Tapie, foi processado pela Justiça de seu país por ter subornado jogadores e dirigentes de outro clube francês, o Valenciennes.
O objetivo de Tapie, que foi atingido, era garantir o título do Campeonato Francês daquela temporada ao time de Marselha.
Além de perder o título da Copa dos Campeões, principal torneio interclubes do continente, o Olympique, mais tarde, foi alijado do título nacional e rebaixado à segunda divisão em seu país.
Tantos escândalos causaram grande prejuízo ao clube. A falência da agremiação foi pedida em abril deste ano pelo Tribunal de Comércio de Marselha.
Tapie foi condenado a dois anos de prisão e apelou da sentença.
Papin não apontou quais foram os dois jogadores do Milan que teriam recebido suborno, muito menos o valor das propinas.
A entrevista do atacante será o assunto principal dos principais diários esportivos italianos hoje e deverá causar grande polêmica.

Texto Anterior: Reunião desrespeita interdição municipal
Próximo Texto: Zagallo barra Juninho e escala Leonardo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.