São Paulo, terça-feira, 8 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mapa divide Bósnia ao meio

OTÁVIO DIAS
DE LONDRES

O jornal britânico ``The Times" publicou ontem cópia de um desenho feito pelo presidente da Croácia, Franjo Tudjman, onde o líder croata expõe sua visão de como será o mapa da ex-Iugoslávia dentro de dez anos.
Segundo o ``The Times", o presidente Tudjman rabiscou o mapa atrás do cardápio de um banquete em comemoração ao dia da vitória dos aliados na Europa, promovido pelo governo do Reino Unido em Londres, em 8 de maio.
O mapa, feito a pedido do líder do Partido Liberal Democrata britânico, Paddy Ashdown, traça uma fronteira com a forma de um S, do nordeste da Bósnia em direção ao mar Adriático, dividindo o país em duas partes.
O desenho reforça a tese de que Tudjman e Slobodan Milosevic (presidente da Sérvia) teriam feito um acordo secreto para redesenhar as fronteiras da ex-Iugoslávia.
Segundo o mapa, Sarajevo, a capital da Bósnia, ficaria dentro do território croata, e os encraves muçulmanos de Gorazde e Tuzla seriam absorvidos pela Sérvia.
A cidade sérvia de Banja Luka (norte da Bósnia) ficaria com os croatas. Em contrapartida, a Eslavônia Oriental, sob domínio sérvio na Croácia, ficaria com os sérvios.
Tudjman teria dito preferir negociar com Milosevic a dialogar com o presidente da Bósnia, Izetbegovic, descrito por ele como ``argelino e fundamentalista".
``Milosevic é mais inteligente, cumpre sua palavra e, seja como for, é um de nós", teria dito.
No atual estágio da guerra civil, a Croácia e a Bósnia são aliados. Ontem, o chanceler da Bósnia, Muhamed Sacirbey, afirmou não acreditar que a aliança bósnia-croata esteja em risco.
``Existem cínicos que gostariam de ver a Croácia se transformar de vítima em ameaça", disse Sacirbey, que, no entanto, afirmou sempre haver razões para cautela.

Texto Anterior: ONU prevê 'tragédia humana'
Próximo Texto: Austrália anuncia guerra comercial com a França
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.