São Paulo, quarta-feira, 9 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Só Movimento do Dedo em Riste salva SP

BARBARA GANCIA
COLUNISTA DA FOLHA

Morra de inveja, Rio de Janeiro! São Paulo anda tão, mas tão Primeiro Mundo que já está sendo comparada àquela que é tida como a mais bela cidade do planeta: oui, oui, bien sûr, Paris.
Tudo bem. Nossa magnífica cidade não fruiu da sorte de ter sido projetada por nenhum Hausmann da vida -o prefeito parisiense pioneiro na concepção dos bulevares, as amplas avenidas arborizadas.
Tampouco foi agraciada por projetos vanguardistas como a pirâmide do Louvre, do arquiteto pós-modernista I.M. Pei, ou o museu Beaubourg, das tubulações multicoloridas, projetado pelo italiano Renzo Piano.
Nos resta, porém, o consolo de termos atingido índices invejáveis de poluição do ar, taxas semelhantes às que paralisaram recentemente a Cidade Luz e forçaram o mal-humorado parisiense mudar, na marra, os hábitos de transporte.
A poluição arrasou nosso inverno que não houve e que, segundo sugere via fax o leitor José Eduardo Baszczyn, deveria ter servido também para estimular o governo a mudar o nome da Campanha do Agasalho de 1995 para ``Campanha da Camiseta" -a fim de trajar com propriedade os mendigos da cidade.
Mas ninguém, a começar pelo prefeito Paulo Maluf, parece dar muita bola para a poluição. Sobrou para o secretário estadual de Meio Ambiente, Fábio Feldmann, a inglória tarefa de contar apenas com a boa-fé do paulistano na tentativa de minimizar os danos causados pela nefanda qualidade do ar.
O secretário merece todo o apoio em sua brancaleônica missão. É hora de se mexer, ó acomodado leitor! Não adianta esperar sentado que as autoridades resolvam o problema.
Já que escrevo uma coluna na Folha e você não, ó amigo leitor, cabe a mim propor que se combata a poluição por meio da seguinte campanha, que lanço aqui e agora. Trata-se do Movimento do Dedo em Riste.
Eu explico: toda vez que avistar um veículo com motor desregulado, expelindo excesso de gases pelo escapamento, faça aquele gesto obsceno. Escreva: só a intimidação pode ajudar a limpar o ar da cidade.

Texto Anterior: Frente fria causou nevoeiro na serra
Próximo Texto: Acabamento; Festa do interior; Achados e perdidos; Esquisitice
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.