São Paulo, quarta-feira, 9 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BC busca fim para crise

GUSTAVO PATÚ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Banco Central começou ontem a buscar o respaldo do ministro Pedro Malan (Fazenda) e do presidente Fernando Henrique Cardoso para, se necessário, tomar alguma medida quanto à crise financeira do banco Econômico.
Por critérios técnicos, a situação do Econômico já demanda a ação do BC.
Politicamente, porém, o senador Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA) atua nos bastidores para evitar que o banco deixe de operar na Bahia, onde está sediado.
Ontem, em reunião comandada pelo diretor de Normas e de Fiscalização, Cláudio Mauch, o BC decidiu elaborar um documento detalhando a situação do Econômico. Os dados deverão ser entregues a Malan e a FHC ainda hoje.
O BC defende que qualquer desfecho para o caso Econômico não configure exceção às regras impostas aos demais bancos.
Se for dado tratamento diferenciado ao Econômico, o governo ficaria desmoralizado nas negociações para o saneamento e a privatização dos bancos estaduais.
O mercado, já ciente da crise do Econômico, tem evitado operar com o banco, que já acumula dívida de R$ 1 bilhão junto ao BC.

Texto Anterior: Solução requer saída de Calmon
Próximo Texto: VW descarta demissão e férias coletivas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.