São Paulo, quarta-feira, 9 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Movimento Mangue cai na rede Internet

FERNANDO CANZIAN
DA REPORTAGEM LOCAL

"Sou eu um transmissor?
Recife é um circuito?
O país é um chip?
Se a terra é um rádio,
qual é a música?
Manguebit - Manguebit"
(Fred Zero Quatro, Mundo Livre S/A, 1991)

A Internet começa a dar acesso hoje ao primeiro movimento cultural totalmente brasileiro disponível na rede mundial de computadores.
O endereço eletrônico é http://www.emprel.gov.br. Ele abre as portas do Mangue Bit, uma reunião da cena cultural do momento da cidade do Recife.
O Mangue Bit colocou na prateleira da Internet quase tudo o que há sobre o movimento cultural Mangue, iniciado em 1991 na capital de Pernambuco.
Há desde músicas, letras e vídeos de bandas expoentes do Mangue -como Mundo Livre S/A e Chico Science & Nação Zumbi- a manifestos de artistas pernambucanos e informações sobre moda, o Recife e o próprio mangue.
Mangue é um local cheio de caranguejos e encharcado, ao mesmo tempo, por água de rio e mar. A mistura faz do lugar um dos ecossistemas mais ricos do mundo.
No Recife, ``é o mangue" quando o calor é absurdo e mistura os cheiros, cores, sons e pessoas nas ruas do centro velho da cidade.
Na Internet, o mangue também está ainda um pouco mesclado e limitado.
Por enquanto, os usuários precisam navegar um pouco para chegar às informações, disponíveis em português e inglês.
Mas já estão prontos dezenas de arquivos, inclusive o manifesto ``Caranguejos com cérebros", que explica as origens e os desdobramentos do movimento Mangue.
José Carlos Arcoverde, o Doktor Mabuse, da empresa Estado da Arte, que criou o Mangue Bit em conjunto com Empresa Municipal de Informática do Recife, afirma que até setembro o Mangue Bit na Internet estará completo na Rede Cidadão da Emprel.
Todas as informações serão subdivididas em quatro blocos, facilitando a consulta e cópias de arquivos com músicas, vídeos etc.
Fred Zero Quatro, vocalista da banda Mundo Livre S/A, diz que há tempos planejava gravar em CD-ROM (disco para computador com sons e imagens em movimento) clips e músicas de grupos do Recife.
O vocalista da Mundo Livre e Doktor Mabuse afirmam que a idéia do CD-ROM evoluiu naturalmente em direção à Internet.
A Mundo Livre ganhou no ano passado o prêmio de melhor disco do ano da revista ``Bizz" e concorre no final deste mês ao prêmio banda revelação da MTV.

Bandas
O início do serviço completo coincide com a vinda a São Paulo, em setembro, de pelo menos oito bandas de mangue-beat.
O gênero mistura o punk-rock (inspirado nos ingleses Sex Pistols) com o maracatu, que predomina em Pernambuco.
Até o final do ano, novas bandas de mangue-beat devem estar gravando e prensando CDs.
O produtor Antonio Gutierrez, que tem o selo Rec-beat no Recife, espera lançar comercialmente pelo menos mais três bandas do gênero: Eddie, Mestre Ambrósio e Mutantes do Asfalto.
Neste momento, o Rec-beat também prepara o lançamento da banda Living in the Shit, de Maceió.
O selo Banguela, dos integrantes da banda Titãs e que gravou, no ano passado, o primeiro CD da Mundo Livre S/A, também tem planos de lançar comercialmente novas bandas de mangue-beat.

Texto Anterior: Começa no Rio projeto "Contatos Cênicos"
Próximo Texto: Espetáculo ressuscita o mito Eva Perón
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.