São Paulo, quarta-feira, 9 de agosto de 1995 |
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Efeitos são destaque em 'MediaPaint'
MARIA CRISTINA DE OLIVEIRA; ROGÉRIO DEI SANTI; ROSANE MINGHIM
O ``MediaPaint" trabalha com um conjunto de camadas: a camada do filme é o filme original que se deseja alterar; a camada de pintura pode ser vista como uma cobertura sobre o filme original, na qual serão feitas todas as edições (desenhos, efeitos e aplicações de filtros). Uma pseudocamada, conhecida como stencil, é uma imagem, ou um filme inteiro, que pode ser utilizada para adicionar efeitos ao filme original. Por exemplo, pode-se copiar uma parte do filme do stencil sobre o filme original, ajustando o nível de transparência. O efeito visual é de um filme desaparecendo e dando lugar a um trecho do outro. O resultado final das edições é a combinação das camadas do filme e da camada de pintura. Todas as modificações são executadas sobre a camada de pintura, de maneira que o filme original sempre é preservado. O ``MediaPaint" trabalha com os filmes em formato ``Quicktime", que é o formato e a extensão de sistemas desenvolvidos pela Apple para armazenamento de vídeos. Isso o torna compatível com os programas de manipulação de vídeo para micros Macintosh. Não existem funções no ``MediaPaint" para digitalizar o filme, ou seja, gravar a partir de uma câmera ou de um vídeo. O ``MediaPaint" é responsável puramente pela edição e criação de imagens. Também não existe manipulação de som nesse programa e, portanto, não funciona como uma ilha de edição de filmes. O ``MediaPaint" oferece muitas ferramentas para edição de figuras e textos, que podem ser coloridas usando inúmeros padrões e cores e até pedaços de outros filmes. Existe um conjunto de modos de alteração de imagens (filtros) que podem ser aplicados sobre a imagem de um quadro (ou parte dela) ou sobre um trecho de filme. O conjunto de possibilidades é extenso mas, entre outras coisas, o usuário pode gerar uma animação, usando desenhos criados por ele mesmo ou partículas coloridas controladas pelo ``MediaPaint". É possível fazer FadeIn (aumento da opacidade da imagem) e FadeOut (diminuição da opacidade da imagem); alterar o contorno das imagens de diversas formas; borrar pedaços da imagem (alterando a sensação de foco ou jogando tinta colorida); trocar pedaços do filme de lugar; escurecer ou clarear regiões da imagem e deturpá-la de várias maneiras. O ``MediaPaint" possui as capacidades de Alpha Channel e Chroma Key (leia texto abaixo), que pode ser executado com mais de uma cor ao mesmo tempo. O programa é rico em efeitos, mas falta o de ``morphing" (técnica para transformar imagens). A utilização do produto requer alguma prática. Mas depois de uma fase de adaptação, as funções passam a ser intuitivas, facilitando a memorização. A presença de paletas de ferramentas na tela é um auxílio muito adequado. Com relação à documentação, ela deveria ilustrar um pouco melhor a aplicação de algumas funções, principalmente as de efeitos que não podem ser revertidos. Para identificar os quadros, o ``MediaPaint" utiliza o sistema de codificação de tempo SMPTE, usado em ambientes profissionais. Com o ``Quicktime", o ``MediaPaint" permite gravar o resultado do filme com vários tipos de compressão. Projetos grandes em ``MediaPaint" exigem acima de 10 Mbytes de memória RAM. Texto Anterior: Solução para erros de proteção Próximo Texto: Soft substitui equipamentos de edição Índice |
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