São Paulo, sábado, 12 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comandante aponta `bandidos'

LUÍS CURRO; JOSÉ MASCHIO
DA AGÊNCIA FOLHA

O comandante da PM de Rondônia, coronel Wellington Luiz de Barros Silva, 44, afirmou que, se houve algum homem morto com tiro pelas costas, ``com certeza foram bandidos que atacaram a polícia".
Analisando essa hipótese, afirmou que os policiais podem ter, ocasionalmente, acertado alguém nas costas:
``E, se isso aconteceu, entre os mortos estão bandidos, não os trabalhadores que estavam no acampamento".
Segundo o comandante da PM, homens que já têm prisão preventiva decretada por terem cometido vários crimes estavam liderando os sem-terra.
``Mas não houve execução", continuou, respondendo à declaração de Paulo Sérgio Pinheiro, do Conselho Nacional de Direitos Humanos, sobre indícios de que policiais teriam intencionalmente matado inocentes.
``É muito bonito ele falar isso. Não estava lá no momento do confronto", disse.
Informado pela Agência Folha de que dois dos médicos legistas haviam confirmado que os mortos foram atingidos por tiros pelas costas e disparados a curta distância, o comandante disse que prefere esperar pela divulgação do laudo oficial.

Bispo
O bispo de Guajará-Mirim, d. Geraldo Verdier, disse ontem que o conflito poderia ter sido evitado, ``se houvesse competência de alguma parte".
Segundo o bispo, os invasores da fazenda Santa Elina não contavam com o apoio da CPT (Comissão Pastoral da Terra) e do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra), pois invadiram uma área que não pode ser considerada improdutiva.
Segundo ele, a ocupação foi feita à revelia das duas entidades e conduzida com incompetência.
``Eu falei com eles hoje (ontem) no salão paroquial, que na próxima invasão eles devem procurar a orientação da CPT, para não acontecer uma nova tragédia", disse.
O bispo, conhecido no Estado por suas posições pró-reforma agrária, afirmou que perdoa os sem-terra, ``pois estão desesperados, mas não a PM e o juiz, que causaram essa chacina".
(Luís Curro e José Maschio)

Texto Anterior: PF investiga mortes de sem-terra em RO
Próximo Texto: Conduta do juiz é questionada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.