São Paulo, sábado, 12 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Raoni diz que índios podem incendiar casa

MYRIAN VIOLETA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

O cacique Raoni, líder dos índios txucarramãe, disse que a partir de agora não garante mais que os guerreiros não vão incendiar a sede da fazenda Xingu, pertencente à Construtora Emsa.
Raoni não aceitou o convite do presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Dinarte Nobre de Madeiro, para ir a Brasília discutir o conflito (que já dura dez dias) na região da reserva Mekranogti, na divisa entre Mato Grosso e Pará.
Os índios tomaram a propriedade e ameaçam queimar a casa-sede caso o presidente da Funai não vá até a reserva para conversar sobre a pesca e a caça predatória praticada por turistas na região.
O administrador da Funai em Colider (MT), Magarón Txucarramãe, que levou o convite ao cacique, disse que a situação continua tensa e não houve acordo até agora. Ele informou que Raoni disse que ``com índio não tem papel, é a palavra que vale". O superintendente do Ibama, Jacob Kuffner, esteve na região, mas os índios só querem negociar com a Funai.

Texto Anterior: Verba de reforma agrária é bloqueada
Próximo Texto: PF apura golpe da arrecadação de alimentos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.