São Paulo, domingo, 13 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Era mais que uma aventura"

LUIZ MALAVOLTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RONDÔNIA

A família Donadon não se arrepende de ter trocado o rico norte do Paraná, em 76, por Rondônia. Os Donadon são hoje uma das famílias mais importantes do Estado.
Marcos Donadon, 57, morava com a família em Porecatu (PR) na década de 70. Trabalhava na usina de açúcar Porecatu. ``Ganhava o suficiente para manter a família, tínhamos algum conforto, morávamos em uma boa casa, com água e luz, e possuíamos um pequeno sítio", afirma ele.
Quando o governo começou a distribuir terras em Rondônia, diz, ``não pensei muito. Mais que uma aventura, era a nossa oportunidade de ter uma fazenda, coisa impossível no norte do Paraná para nós".
A família se desfez de tudo o que tinha e comprou uma Kombi. Viajaram Marcos, a mulher, Delfina, o pai Antônio, hoje com 86 anos, e 12 filhos, todos pequenos.
Foram mais de 2.000 km. Donadon diz que não tinha a menor idéia do que iria encontrar. ``Deixamos o certo pelo duvidoso."
Em Vilhena, descobriram que receberiam cem hectares de terras 100 km adentro da floresta. O único jeito de chegar era a pé.
Derrubaram a mata e prepararam a terra para o plantio ainda em 76. Com as economias, compraram alimentos. Conseguiram financiamento agrícola e plantaram 60 mil pés de café, arroz e feijão.
Em 82, Marcos foi eleito o primeiro prefeito de Colorado d'Oeste, cidade que ajudou a fundar. Hoje o prefeito é seu filho Melquisedecker, 29. Outro filho, Marcos Antônio, 22, é deputado estadual e preside a Assembléia Legislativa.
Agora ele está preocupado com a eleição do ano que vem. Espera eleger cinco filhos prefeitos: de Colorado, Cabixi, Corumbiara, Cerejeiras e Vilhena.
(LM)

Texto Anterior: Colonização criou geração de deserdados
Próximo Texto: "O governo nos deu o purgatório"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.