São Paulo, domingo, 13 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Malan diz que próxima etapa vai ampliar prazo de títulos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A equipe econômica pretende ampliar o prazo de resgate dos títulos públicos federais como mais uma etapa do processo de desindexação da economia.
A informação foi dada ontem durante a reunião ministerial pelo ministro da Fazenda, Pedro Malan, disse o porta-voz da presidência da República, embaixador Sérgio Amaral.
O objetivo do governo é acabar com a liquidez diária dos títulos públicos e com isso ampliar o prazo de resgate da dívida mobiliária (feita com a emissão de títulos do próprio).
Esta medida deverá se refletir na formação de uma taxa de juros de médio prazo dissociada da inflação, afirmou Amaral.
Malan falou, durante a reunião, que o processo de desindexação é importante para reduzir a taxa de inflação, que ficou acumulada em 13% nos sete primeiros meses deste ano.
Segundo o ministro da Fazenda, a desindexação já foi feita nas tarifas públicas, na taxa de câmbio e vai vigorar também para salários.
Na verdade, os salários já foram desindexados. No primeiro aniversário do Plano Real, em 1º de maio, o governo editou medida provisória que proíbe correção salarial pela inflação passada.
Desindexação é o fim do repasse automático para os preços e salários da inflação.
Uma das próximas etapas em estudo pela equipe econômica é o aumento do prazo para correção da Ufir (Unidade Fiscal de Referência).
A Ufir é o indexador usado para atualizar o valor dos impostos. Hoje, sua variação é trimestral e deve passar a anual no próximo ano.

Texto Anterior: Choinacki pode disputar PT com José Dirceu; Assembléia vai convocar governo de SP para depor; PC pode cumprir pena em casa já em setembro; Seis prefeitos do RN migram para o PMDB; Bancada governista de PE pressiona banco; Para Serra, novo partido não abala apoio a FHC
Próximo Texto: Para governo, fundos foram prejudicados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.