São Paulo, domingo, 13 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mulher teve gêmeos com dois pais diferentes

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma mãe que teve gêmeos nascidos de pais diferentes é o caso que mais intriga os biólogos do Imesc. No ano passado, a mãe apontou um suposto pai, mas os testes revelaram que ele era pai de apenas uma das crianças.
Chamada pelo juiz, a mãe teria contado que, num intervalo de meia hora, mantivera relações com dois irmãos diferentes. O juiz pediu novos testes aos irmãos e o processo permanece aberto.
A bióloga Sarita Rubinstein diz que vem aumentando o número de negatórias de paternidade. Há pelo menos um caso por semana de pai que faz o teste para provar que o filho -já reconhecido anos atrás- não é realmente seu.
Há casos de mães que apontam dois pais. E outras que iniciam processo para trocar de pai.
Há vários casos de espólio onde se descobre que um dos filhos do pai falecido não era legítimo. Se o pai morreu, exames feitos nos filhos legítimos e na mãe são capazes de indicar se alguém que se diz seu filho é de fato.
Em muitos casos, as mulheres são vítimas de verdadeiras armadilhas, lembra o juiz Henrique Calandra. Tentando provar que a ``namorada" grávida tinha relações com outros, um estudante de São Paulo convenceu o irmão a ir para a cama com ela.
A ``operação" foi devidamente filmada como futura prova na Justiça. Um teste de DNA mostrou que o estudante era o verdadeiro pai. E os dois irmãos foram advertidos pelo juiz.
Os especialistas lembram que a lei pode garantir a paternidade, mas não pode obrigar um pai a visitar seu filho. A procuradora Margherita Mascarenhas Duarte conta que já estudou essa possibilidade. ``Já recebi na minha sala uma menina de 12 anos que queria que a Justiça obrigasse seu pai a lhe fazer visitas", conta. ``Não pude ajudá-la."
(AB)

Texto Anterior: Vendedor espera 2 anos por teste de paternidade
Próximo Texto: Filho de Quércia promete surpresa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.