São Paulo, domingo, 13 de agosto de 1995
Próximo Texto | Índice

TUDO SOBRE ESTÁGIOS

PATRÍCIA TRUDES DA VEIGA

PATRÍCIA TRUDES DA VEIGA; LUÍS PEREZ; CARLA ARANHA SCHTRUK
EDITORA DE EMPREGOS

LUÍS PEREZ CARLA ARANHA SCHTRUK
A maioria absoluta -78%- dos 443 estudantes entrevistados pelo Datafolha em São Paulo nos últimos dias 1º e 2 de agosto consideram o estágio muito importante na formação profissional.
Mas apenas 27% deles fazem ou já fizeram estágio. Para eles, é a chance de conhecer mais a profissão (34%) ou de praticar o que estão aprendendo na escola (33%).
A grande surpresa da pesquisa foi como os estudantes tomaram conhecimento do último estágio. A maioria soube da vaga por meio de amigos ou parentes (64%) ou da escola ou faculdade (38%).
Só 12% utilizaram os serviços gratuitos dos agentes de integração: Central de Estágios, CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo).
A Ferun (Feira de Recrutamento Universitário), que terá sua sétima edição neste mês, também é desconhecida por 55% dos estudantes (veja reportagem ao lado). E quem participou não obteve resultados.
Nesta edição especial de Empregos, a Folha traz 85.568 oportunidades de estágio em mais de 8.000 empresas sediadas no Brasil e no exterior, com remuneração (bolsa-auxílio) de R$ 84 a R$ 680.
Mostra o que empresários esperam dos estagiários. E também a nova tendência internacional das escolas de formar empreendedores, e não mais empregados, em função da escassez de empregos.
Traça também o novo perfil do estagiário. Na disputa por uma vaga, ganha o estudante que domina idiomas e informática e traz no currículo experiência no exterior -de preferência, um intercâmbio.
Como elaborar um currículo é sempre um desafio para quem não tem experiência profissional, especialistas e consultores mostram quais os artifícios para chamar a atenção dos selecionadores.
E dão dicas para quem vai passar pela primeira -e talvez decisiva- entrevista para estágio: como se vestir, como se expressar.
Por fim, estagiários e ex-estagiários relatam suas experiências. E comprovam que, muitas vezes, o estágio é uma boa chance para mostrar que talentos são descobertos até aos 16 anos de idade.

LEIA MAIS
Sobre estágios nas págs. 6-2 a 6-4.

Próximo Texto: Recrutamento em feira traz resultado para apenas 1%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.