São Paulo, domingo, 13 de agosto de 1995
Próximo Texto | Índice

Terrorismo apavora Olimpíada-96

JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
ENVIADO ESPECIAL A ATLANTA

A Olimpíada de 96, em Atlanta, é o evento esportivo com maior risco de atentados terroristas da história norte-americana.
A opinião é de Bill Payne, presidente do Comitê Organizador.
``No ano passado, a segurança preocupou durante a Copa do Mundo, que tinha 24 países participantes. Agora, serão 197."
Como a Olimpíada de Los Angeles, em 84, sofreu boicote de diversos países comunistas, Payne acha a de 96 ``mais perigosa".
``A Olimpíada de 80 (em Moscou, ex-União Soviética) e a de 84 foram esvaziadas pelos boicotes. Em 96, toda a atenção do mundo estará em Atlanta."
A segurança é prioritária na Olimpíada de 96. ``O receio de que terroristas possam tentar alguma coisa aumentou depois de Oklahoma", disse Scott Mall, diretor de comunicações do comitê.
Mall se referia ao carro-bomba que destruiu um prédio de escritórios do governo federal norte-americano, em 19 de abril, matando mais de cem pessoas em Oklahoma City, região central dos EUA.
Um dos responsáveis pelo sistema de segurança que está sendo montado, Mall anunciou que, após o atentado em Oklahoma, os organizadores decidiram reforçar ainda mais a segurança.
Ele anunciou que 5.000 pessoas trabalharão diretamente no esquema. No início do ano, os organizadores falavam em 4.500 pessoas.
``Haverá meio policial para cada atleta. Faremos proteção homem a homem", disse, referindo-se aos cerca de 10 mil atletas que participarão da Olimpíada.

Próximo Texto: Centro da cidade é isolado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.