São Paulo, domingo, 13 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil vence e Coréia do Sul festeja placar

MÁRIO MAGALHÃES
ENVIADO ESPECIAL A SUWON (CORÉIA DO SUL)

A seleção brasileira de futebol venceu ontem a seleção sul-coreana por 1 a 0, na cidade de Suwon (Coréia do Sul), a 43 km de Seul.
O gol foi marcado pelo meia defensivo Dunga, aos 34min do primeiro tempo, num chute de fora da área. O Brasil jogou mal.
Os coreanos comemoraram o placar porque, na quarta-feira, a seleção brasileira goleou o Japão por 5 a 1, em Tóquio.
Japoneses e coreanos têm rivalidade histórica. Japão e Coréia do Sul disputam a indicação para sediar a Copa do Mundo de 2.002, a primeira a ser realizada na Ásia.
A partida começou com a seleção brasileira dando a impressão de que acreditava encontrar a mesma facilidade da goleada de 5 a 1 sobre a seleção japonesa.
O Brasil se surpreendeu com o sistema utilizado pelos coreanos.
O time asiático usa três zagueiros (em vez dos quatro como o Brasil), quatro jogadores no meio-de-campo (como o Brasil) e três no ataque (um a mais que o Brasil).
O Brasil está acostumado a enfrentar equipes só de dois atacantes. Ontem, a defesa teve dificuldades. Aos 7min, o atacante Ko chutou na rede, pelo lado de fora.
Aos 14min, Gilmar defendeu chute do lateral-direito Shin, sozinho diante do goleiro.
Aos 23min, preocupado, o técnico Mario Jorge Zagallo invadiu o campo para orientar os jogadores, enquanto o lateral Rodrigo era atendido pelo médico. Técnicos não podem entrar no gramado.
Ao atacar, o Brasil também tinha dificuldade. Os três atacantes da Coréia voltam ao meio-de-campo para marcar, diminuindo os espaços para o adversário.
Com a falta de espaços, o meia Leonardo e os atacantes Edmundo e Giovanni não repetiram a atuação contra a seleção japonesa.
O Brasil não conseguia entrar na área coreana com a bola dominada. Fez seu gol num chute do volante Dunga, de fora da área.
Aos 34min, Zinho cruzou da esquerda, Leonardo fingiu que tocaria, mas deixou a bola passar. Dunga chutou de primeira.

LEIA MAIS
sobre Coréia do Sul x Brasil na pág. 6

Texto Anterior: Olimpíada investe em transporte coletivo
Próximo Texto: Políticos atrasam a partida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.